???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ANSELMO MENDONÇA JÚNIOR

2020-02-07 09:06:35.069

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO MENDONÇA JÚNIOR
DATA: 19/02/2020
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A UNIVERSIDADE E SEUS BENS CULTURAIS: a política de valorização do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas, patrimônio cultural, patrimônio cultural universitário.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Esta tese aborda a questão da patrimonialização cultural de bens como representação oficial e critério de diferenciação social – região – no contexto do campo de lutas pela legitimação do mundo social. Tomo como ponto de partida a ideia de cultura e seus sistemas simbólicos enquanto critérios de legitimação e produção de distinção social, assim como de dominação e de reprodução dessas distinções; bem como a ideia de patrimônio cultural enquanto sistema simbólico e de suas políticas públicas como campos que se encontram em disputa, sendo esses conceitos entendidos enquanto construções históricas, regiões, critérios de legitimação e diferenciação social. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi o de analisar a patrimonialização cultural como construção social no contexto do campo de lutas pela legitimação do mundo social, adotando como referência empírica de análise o processo de formulação da política de valorização do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de 2008 a 2018. Como objetivos específicos, tivemos: analisar o processo de formulação da política de valorização do patrimônio cultural da UFPE; analisar as relações sociais que envolvem a constituição e funcionamento da comissão responsável pela formulação da política de valorização do patrimônio cultural da UFPE; identificar quem são os agentes sociais, quais posições ocupam, e quais estratégias de luta utilizam no campo da formulação da política de valorização do patrimônio cultural da UFPE; analisar quais as representações de cultura e de patrimônio cultural são acionadas pelos agentes sociais; ou seja, quais critérios são utilizados para definição de patrimônio cultural pelos agentes sociais que compõem a comissão responsável pela formulação da política de valorização do patrimônio cultural da UFPE. Sob uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se em revisão de literatura, em pesquisa documental e em entrevistas semiestruturadas, a partir dos quais discuto a cultura como o universo do simbólico e a construção e desenvolvimento do conceito de patrimônio cultural, abordando o tema sob a perspectiva pós-colonial. Discuto também a construção do conceito de patrimônio cultural universitário e os processos de construção desse patrimônio, assim como a responsabilidade para com a preservação do patrimônio cultural das universidades. Abordo ainda a disputa pela definição legítima da concepção de cultura e de patrimônio cultural no interior da UFPE, assim como exploro os modos pelos quais se deram os processos de legitimação dos diferentes agentes envolvidos no processo de formulação da política em tela. Ao fim, este trabalho chegou à conclusão que a conjugação de alguns fatores principais, tais como a disputa pela concepção legítima de cultura a ser adotada pela UFPE, possibilitou-lhe a adoção de uma nova concepção pautada na troca de saberes e práticas culturais com os mais diversos grupos sociais, bem como a mobilização dos agentes diretamente interessados na institucionalização dos museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte. E a decisão política da gestão da UFPE em dar andamento ao processo de formulação foram elementos possibilitadores para a aprovação de uma política de valorização dos seus bens, o que resultou no reconhecimento da existência de um patrimônio cultural universitário e na necessidade de sua preservação e o estabelecimento dos museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte enquanto agentes legítimos para salvaguardá-los.
Interno - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Interno - 406625 - ELIZABETH MARIA BESERRA COELHO