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Banca de QUALIFICAÇÃO: SUIANY CARVALHO PADILHA

2020-02-07 09:22:14.9

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUIANY CARVALHO PADILHA
DATA: 28/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: MESTRADOS PROFISSIONAIS EM REDE NACIONAL: contribuição na formação continuada de professores da Educação Básica (2009-2018)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave. Mestrados profissionais. Mestrados em rede. Formação docente. Políticas públicas. Educação Básica.
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Este estudo tratou da formação continuada dos professores e professoras da Educação Básica nos Mestrado Profissionais, com foco no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Objetivou avaliar a contribuição dos Mestrados Profissionais em Rede Nacional, Programas de Pós-Graduação stricto sensu regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na formação continuada daqueles professores e professoras para a sua prática escolar. O estudo tomou por base autores de referência no campo da Educação tais como: Teixeira (1946, 1953, 1956, 1962, 1989), Freire (1996), Nóvoa (1992, 1997), Dourado (2016a, 2016b), Cury (2005 ou 2007, 2010, 2011), em formação docente Tardif (2013, 2014), Zeichner (1993, 1998), em políticas públicas Silva (2009, 2013), Rua (2013, 2014), Saravia (2006), Souza (2003, 2006), Draibe (2001), Arretche (1998, 2001), Lima (2010) e com o apoio teórico de metodólogos como Netto (2011), Dever; Valliant (2014) e Amado; Costa; Crusoé (2017), entre outros não menos relevantes. Como campo de investigação foi utilizada a realidade do curso Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi do tipo descritivo-exploratória de abordagem quanti-qualitativa, conforme os postulados metodológicos de Flick (2009). Diante da necessidade de melhoria da qualidade da educação no Brasil e da indiscutível desigualdade socioeconômica, o ProfLetras emerge como possibilidade de reversão desse quadro negativo nas Regiões do País. Os resultados apontaram para a importância do Programa em termos de uma formação continuada adequada, qualificando tais docentes a oferecerem uma prática pedagógica de qualidade que contribua com os propósitos nacionais de redução das desigualdades regionais através da Educação. A pesquisa justifica-se por sua relevância prática e social, podendo contribuir para avaliação da Política Educacional Nacional e com o processo da formação continuada da docência da Educação Básica, bem como para a atual política da Capes para a formação continuada de professores da Educação Básica, tanto para melhoria dos cursos existente, como para a concepção e aprovação de novas propostas, o estudo presta-se ao interesse de professores(as) da EB e outros educadores, bem como a todos que se preocupam com o desenvolvimento e a qualidade da Educação brasileira.
MEMBROS DA BANCA:
Co-orientador - 406525 - LUCINETE MARQUES LIMA
Presidente - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA - UFMA
Interno - 407146 - VALERIA FERREIRA SANTOS DE ALMADA LIMA

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