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Banca de DEFESA: ZARAH BARBOSA LIRA

2020-02-21 10:13:32.123

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZARAH BARBOSA LIRA
DATA: 04/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A FELICIDADE NO TRABALHO DOCENTE E A MEDIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Felicidade. Trabalho Docente. Valorização Docente.
PÁGINAS: 208
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Produto de um estudo sobre a relação felicidade e trabalho docente, considerando a mediação das políticas de valorização docente em Pernambuco, esta tese expressa um esforço para entender essa relação em sua totalidade complexa, a partir da compreensão de cada um dos dois eixos temáticos que a constituem em suas especificidades, no sentido de desvelar a importância das políticas de valorização docente para a felicidade no trabalho dos (as) professores (as) no ensino médio do sistema público de Pernambuco. Apoiada em pesquisa teórica, parte-se do entendimento de que o trabalho, como momento fundante da realização do ser social, é decisivo para a felicidade, considerada desde a Grécia antiga como a maior das aspirações humanas. Ancorada na literatura marxiana e marxista, bem como na Psicodinâmica do Trabalho, desenvolvida por Christophe Dejours, busca-se entender o sentido do trabalho na sociedade capitalista e sua valorização para a felicidade no trabalho docente. O trabalho, sob o regime capitalista, adquire um caráter de estranhamento para o trabalhador, deixando de ser meio de realização e felicidade humana para ser mero meio de sobrevivência, tornando-se trabalho de sacrifício e sofrimento. Na dinâmica do capitalismo, o trabalho docente no ensino público, embora não seja produtor de bens de capital, está subordinado ao regime capitalista de forma política e ideológica, com traços de alienação resultantes do aprofundamento do controle sobre o trabalho docente. A valorização docente na sociedade capitalista decorre do valor da educação para essa sociedade, cuja concepção é de cunho econômico sob o argumento de formar indivíduos para o mercado de trabalho. O entendimento de que a educação na sociedade capitalista está a serviço da perpetuação alienante do capital e subordinada aos interesses particulares da classe dominante, põe em relevo a importância do papel social da docência para ajudar a romper com os princípios da concepção liberal, legitimadora da injustiça social. As reformas neoliberais no âmbito da educação, sob os auspícios de organismos internacionais, que trazem subjacentes desregulação, privatização e flexibilização, resultam em intensificação, responsabilização e precarização do trabalho docente, tendo influência negativa na saúde física e psíquica dos (as) professores (as), a exemplo da Síndrome de Burnout. Das políticas de valorização docente do ensino médio em Pernambuco, é possível afirmar que embora tragam em seus discursos uma mensagem de valorização dos docentes, ainda que apareçam como resposta à luta incessante da categoria nesse sentido, além de não serem acompanhadas de melhoria nas condições de trabalho, em nada favorecem para que a categoria se sinta valorizada e prestigiada, sendo algumas delas até consideradas políticas de controle e dominação que contribuem para o processo de desprofissionalização e desvalorização da carreira docente. Por fim, da complexidade do estudo teórico, articulado aos achados empíricos, depreende-se que, se a mediação de políticas de valorização docente é essencial para a felicidade no trabalho docente, a superação do trabalho alienado, o qual retira do ser humano aquilo que lhe confere sua humanidade, é uma questão crucial para a fruição da atividade laboral, como condição para uma vida feliz no trabalho docente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DARCILENE CLÁUDIO GOMES - UNICAMP
Externo ao Programa - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Interno - 1465205 - JOANA APARECIDA COUTINHO
Presidente - 027.495.303-00 - JOSEFA BATISTA LOPES - UFMA
Interno - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU - UFMA

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