???iracessibilidade???

DISCENTE: VALERIA DUARTE DE OLIVEIRA FERNANDES
DATA: 04/08/2020
LOCAL: Meet
TÍTULO: A A MULHER NA CONDIÇÃO DE CUIDADORA INTEGRAL: análise do papel feminino na Clínica Médica do Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA )
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Divisão Sexual do Trabalho. Cuidado. Gênero.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A proposta deste estudo é produzir análises sobre o cuidado, enquanto uma expressão do sistema capitalista na sua forma de tratar as relações entre os gêneros, entendendo-o como um processo histórico em constante interação com as determinações econômicas que o delimitam e o distinguem como algo praticado majoritariamente por mulheres, característica que serve de forma direta à sua reprodução. O universo da pesquisa é o ambiente hospitalar pertencente ao Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão, e as participantes são as cuidadoras familiares presentes nas enfermarias devido o contexto de adoecimento e internação de ente familiar. São objetivos do estudo: analisar o papel da mulher na condição de cuidadora informal e integral de enfermo em tratamento na clínica médica do Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão; apreender os determinantes históricos, culturais, sociais e econômicos que imputam à mulher a condição de cuidadora integral de entes enfermos e como o ambiente hospitalar, enquanto uma face do Estado, reproduz a desvalorização do trabalho feminino a partir da percepção que as cuidadoras possuem frente as suas condições e a forma como o processo de adoecimento e a necessidade do cuidado reforçam a dinâmica dos papéis sociais, históricos e culturalmente instituídos a homens e mulheres na estrutura familiar. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada metodologia qualitativa executada por meio da técnica de grupo focal. O desdobramento do estudo uniu discussão teórica e dados coletados em campos, apresentados no texto como citações das cuidadoras participantes da pesquisa, agregados aos dados coletados na observação da rotina de trabalho nas enfermarias e à forma de tratamento dispensado às cuidadoras. As categorias norteadoras deste trabalho foram: Relações de Gênero, Cuidado e Divisão Sexual do Trabalho. Concluiu-se que existe uma apropriação do trabalho feminino que serve ao Estado no ambiente hospitalar; e a presença e a interação de cuidadoras mulheres com os profissionais revelam as carências do Sistema Único de Saúde em um quadro de sucateamento dos seus serviços.
Interno - 216.594.863-00 - LOURDES DE MARIA LEITAO NUNES ROCHA - UFMA
Presidente - 1026370 - MARIA MARY FERREIRA