???iracessibilidade???

2021-05-03 16:57:44.38

DISCENTE: ANA PATRÍCIA DOS ANJOS SOUZA
DATA: 06/05/2021
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: O SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: marchas e contramarchas na particularidade da intervenção profissional no INSS
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Previdência Social. Neoliberalismo. Reformas e Intervenção profissional
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre o Serviço Social na Previdência Social no Brasil, nas diversas conjunturas socioeconômicas e políticas do país, a partir dos seus avanços e conquistas bem como seus retrocessos e desafios, considerando a particularidade da intervenção profissional no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Demarca o processo histórico da profissão na Previdência como prática profissional inserida nas relações sociais contraditórias e mediando interesses antagônicos diante das estratégias governamentais para organizar as relações entre capital e trabalho, atendendo distintamente as demandas postas tanto pela ordem produtiva quanto pelos trabalhadores. São destacados os principais marcos históricos da Previdência Social sob a perspectiva da sua trajetória enquanto Seguro Social e, posteriormente como Seguridade Social, diante da importância da construção do sistema de proteção social brasileiro sendo possível, diante dessas singularidades do Seguro e Seguridade, uma análise da intervenção profissional a partir dos Planos Básicos de Ação de 1972 e 1978, da Matriz Teórico Metodológica e Manual Técnico do Serviço Social na Previdência. Analisa as estratégias do Estado brasileiro capitalista, diante dos ditames neoliberais e do domínio hegemônico do capital financeiro, para a reforma do aparelho do Estado e as reformas da Previdência Social tendo em vista o enfraquecimento da Previdência Pública, como política pública de Seguridade Social, que tem consequências significativas nas condições de trabalho e na intervenção profissional dos Assistentes Sociais no INSS. Deste modo, verifica-se os desafios postos para o Serviço Social da Previdência Social em defesa do seu espaço sócio-ocupacional bem como da intervenção profissional concernentes com seu projeto ético-político frente à ameaça de extinção da profissão como um serviço previdenciário relevante para a conquista dos direitos dos usuários no âmbito da Previdência Pública.
Presidente - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU - UFMA
Interno - 064.835.933-68 - RAIMUNDA NONATA DO NASCIMENTO SANTANA - UFMA