???iracessibilidade???

2021-06-02 12:41:17.003

DISCENTE: ANA PATRÍCIA DOS ANJOS SOUZA
DATA: 10/06/2021
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: O SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: marchas e contramarchas na particularidade da intervenção profissional no INSS
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Previdência Social. Reformas Neoliberais. Intervenção profissional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre o Serviço Social na Previdência Social no Brasil, a partir das determinações socioeconômicas e políticas em diferentes conjunturas, com destaque para avanços e conquistas bem como retrocessos e desafios, privilegiando a particularidade da intervenção profissional no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Demarca o processo histórico da profissão na Previdência como prática profissional inserida nas relações sociais contraditórias, mediando e sendo mediada por interesses antagônicos postos pelas estratégias governamentais de intervenção nas relações entre capital e trabalho no atendimento distinto às demandas tanto do patronato quanto dos trabalhadores. São destacados os principais marcos históricos da trajetória da Previdência Social enquanto Seguro Social e, posteriormente como Seguridade Social inserida no sistema de proteção social brasileiro, apontando contradições e singularidades. Desenvolve uma análise da intervenção profissional no INSS a partir dos Planos Básicos de Ação de 1972 e 1978, da Matriz Teórico Metodológica e Manual Técnico do Serviço Social na Previdência. Destaca estratégias do Estado brasileiro orientadas pelos ditames neoliberais sob a hegemonia mundial do capital financeiro, a partir da reforma do aparelho do Estado e das reformas da Previdência Social que enfraquecem a Previdência Pública, como política pública de Seguridade Social com implicações significativas nas condições de trabalho e na intervenção profissional dos Assistentes Sociais no INSS. Deste modo, verificam-se os desafios postos para o Serviço Social da Previdência Social em defesa do seu espaço sócio-ocupacional bem como da intervenção profissional orientada pelo projeto ético-político frente à ameaça de extinção da profissão como um serviço previdenciário relevante para a conquista dos direitos dos usuários no âmbito da Previdência Pública.
Presidente - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU - UFMA
Interno - 064.835.933-68 - RAIMUNDA NONATA DO NASCIMENTO SANTANA - UFMA