???iracessibilidade???

2021-06-09 19:15:03.074

DISCENTE: BRENDA VANESSA PEREIRA SOARES
DATA: 22/06/2021
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: “QUEM ENTROU QUER FICAR”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: mulheres; maternidade; assistência estudantil; auxílio-creche; UFMA.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Objetiva analisar se e de que forma a assistência estudantil implementada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem garantido o direito social à educação das estudantes que são mães em seus cursos de graduação. A metodologia utilizada foi dividida em dois momentos distintos, porém articulados. O primeiro trata de revisão bibliográfica e documental em legislações, livros, teses, dissertações, monografias e artigos que tratam das temáticas referentes às categorias em estudo. Consulta ainda materiais disponibilizados pela UFMA, no intuito de compreender o histórico e particularidades do lócus pesquisado e da política de assistência estudantil implementada nesta universidade. No segundo, o momento empírico (pesquisa de campo) realizou-se a aplicação de entrevista semiestruturada via plataforma google meet com as mulheres com filhos, estudantes dos cursos de graduação da Cidade Universitária Dom Delgado, campus da universidade e beneficiadas com o auxílio- creche entre os anos de 2018 a 2020. Realiza análise qualitativa no que tange ao trato dos dados obtidos e como resultados, foi possível observar que o auxilio-creche oferecido pela UFMA representa um avanço em busca da consolidação de políticas públicas que oportunizem o acesso à educação e ao amparo à maternidade, mas ainda com contradições a serem superadas, que vão de questões referentes ao financiamento à consolidação de um projeto maior, como a construção de uma creche universitária.
Interno - 2336902 - CLEONICE CORREIA ARAUJO
Externo à Instituição - JOSANNE CRISTINA RIBEIRO FERREIRA FAÇANHA - UNDB