???iracessibilidade???

2021-07-12 18:05:37.183

DISCENTE: BRENDA VANESSA PEREIRA SOARES
DATA: 20/07/2021
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: “QUEM ENTROU QUER FICAR”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: assistência estudantil; auxílio-creche; maternidades; mulheres; UFMA.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A presente dissertação intitulada “QUEM ENTROU QUER FICAR”: análise da assistência estudantil frente às demandas das mulheres estudantes com filhos da Universidade Federal do Maranhão” teve por objetivo analisar se, e de que forma, a assistência estudantil implementada pela Universidade em apreço (UFMA), tem garantido o direito social à educação das estudantes que são mães em seus cursos de graduação. A pesquisa se respaldou no reconhecimento da educação como direito humano fundamental que deve ser assegurada pelo Estado a todas e todos, tal como inscrito na atual Constituição. Mulheres que são mães enfrentam desafios frequentes para conciliar maternidade e vida acadêmica, o que remete a efetividade de ações que as oportunizem essa conciliação, desde seus ingressos até a finalização da formação em nível superior. A metodologia empregada contou com a tessitura entre teoria e empiria, momentos distintos, porém articulados. O primeiro, consubstanciado pelo aporte teórico e documental, que subsidiaram as discussões feitas. O segundo, composto por trabalho de campo, constituído por observações, entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mulheres que são mães, estudantes de cursos de graduação da UFMA, beneficiadas com o auxílio-creche proveniente da assistência estudantil da universidade entre os anos de 2018 a 2020. Os resultados revelaram que a maternidade segue como dilema para mulheres-mães que desejam seguir uma carreira acadêmica e profissional, dadas as condições impostas pela imbricação entre patriarcado, racismo e capitalismo. Nesse sentido, a efetivação do direito a educação, da Política Nacional de Assistência Estudantil são avanços importantes. Contudo, faz-se urgente ampliar o debate e fortalecer as conquistas, o que passa por lutas para ampliação de financiamento à consolidação de um projeto maior, em defesa da democracia, de políticas sociais que garantam direitos como a educação pública, de qualidade e com amparo à maternidade.
Externo à Instituição - JOSANNE CRISTINA RIBEIRO FERREIRA FAÇANHA - UNDB
Interno - 1026370 - MARIA MARY FERREIRA