???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAFIRA REGO LOPES

2021-08-19 15:31:34.202

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAFIRA REGO LOPES
DATA: 13/09/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Desafios e possibilidades da política de formação de educadores do campo: a experiência da licenciatura em educação do campo na UFMA
PALAVRAS-CHAVES: política pública, movimento da educação do campo, educação do campo, política de formação de educadores do campo, Licenciatura em Educação do Campo.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A Licenciatura em Educação do Campo faz parte de um conjunto de políticas de formação de educadores do campo demandada pelos movimentos sociais do campo, guardando assim intrínseca relação com a luta pela reforma agrária e socialização do trabalho. São políticas que trazem uma concepção de educação enquanto direito de todos e todas, que para ser universalizado precisa atender as especificidades que configuram os territórios onde se insere. Sendo assim, para universalizar o direito à educação das populações camponesas é necessário considerar os projetos em disputa no campo, além da cultura, o trabalho e os saberes dos sujeitos que o compõem. Por isso, pode-se dizer que a políticas de formação de educadores do campo são construídas a partir da dinâmica da luta de classes que se inscrevem no Estado capitalista, aproveitando as suas fissuras e contradições. O presente trabalho tem como objeto de estudo a operacionalização da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Maranhão. Seu objetivo é analisar concepções e práticas de formação de professores desenvolvidas no curso tendo como parâmetro os princípios formativos elencados em seu Projeto Político-Pedagógico, que se baseiam na concepção de educação do campo elaborada a partir do movimento da educação do campo. Para isso, nos orientamos pelo materialismo histórico dialético, que nos permite apreender essa política como parte de uma totalidade dialética e contraditória, e mais especificamente nas teorizações realizadas por Poulantzas e Gramsci, buscando compreender as políticas públicas no contexto de uma sociedade de classes. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e a realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e a equipe articuladora do curso na Universidade. A operacionalização da Licenciatura em Educação do Campo em uma instituição pública, que tradicionalmente tem excluído as camadas populares de seu espaço, está atravessada por contradições e impasses. As especificidades do projeto formativo da Licenciatura nem sempre são considerados pela estrutura universitária, o que acaba comprometendo a identificação dessa formação com as lutas originárias que lhe conceberam. Ainda assim, a inscrição dessa política na Universidade pública tem permitido ampliar o debate e a produção científica a respeito da educação e da escola do campo e o acesso à formação superior a inúmeros professores que atuam nas escolas do campo e aos jovens camponeses, possibilitando consolidar o direito à educação nesse espaço, tendo potencialidades de expandir e qualificar a educação do campo no estado do Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2293707 - CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Externo à Instituição - TERCIANA VIDAL MOURA - UFRB

???fimConteudo???