???iracessibilidade???

DISCENTE: LEIDA CABRAL NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 29/04/2022
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: MUITO ALÉM DO ÓBVIO: o confronto de olhares no enfrentamento da violência de gênero
PALAVRAS-CHAVES: violência; relações de gênero; políticas públicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Este estudo propõe reflexões sobre as possiblidades e desafios a partir da criação do Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão em São Luís – MA. Discuto as práticas institucionais de enfrentamento do fenômeno da violência sexual contra mulheres desenvolvidas no âmbito da rede pública de atendimento da área da saúde. Dentre as motivações para a realização da pesquisa destaco a necessidade de investigar o fenômeno da violência sexual, apreendido como uma grave violação dos direitos humanos. Entendo que apesar das conquistas importantes para as mulheres acerca dos direitos sexuais e reprodutivos, ainda não está garantida a autonomia das mulheres e meninas sobre seus corpos, devido a existência de relações de poder exercidas pelo Estado, autoridades religiosas e médicos em unidades de referência. Acredito ser este um tema de grande relevância social e cientifica por propor a discussão do fenômeno, entendido como expressão da questão social. Busco investigar em que medida a intervenção das unidades de saúde de referência no atendimento da violência de gênero torna efetivo para as mulheres o direito a uma vida livre de violência, conforme apregoado na Constituição Federal de 1988 e ratificado pela Lei nº 11.340/2006, Lei Maria da Penha, e demais tratados e convenções internacionais. O objetivo principal deste estudo é analisar o atendimento ofertado pelo Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão a partir da visão dos profissionais. O método adotado foi o materialismo histórico e dialético que pressupõe uma visão totalizante do real, buscando não somente estudá-lo, mas, apontar canais de superação da realidade. A investigação requereu compreender a sociedade e os contextos históricos e de que forma esses contextos criaram formas de exclusão das mulheres em virtude do processo de reprodução das relações sociais e suas contradições, tensões e cultura. Esta é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, realizada no HUUFMA - Unidade Materno Infantil em São Luís/MA. Os participantes são profissionais com formação de nível superior, integrantes da equipe multidisciplinar com atuação no Serviço de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual. Para coleta dos dados primários utilizei entrevista semiestruturada e observação não participante. Os resultados da pesquisa confirmaram o serviço como potencial locus de empoderamento da mulher e enfrentamento do fenômeno da violência de gênero. Porém, foi constatado que ainda persistem muitos equívocos acerca do atendimento, uma vez que se privilegia os aspectos clínicos, os danos e agravos físicos, apesar de serem tratados com certa resolutividade há uma lacuna no atendimento das mulheres em situação de abortamento, e o acolhimento não é visto com a mesma importância.
Externo ao Programa - 407212 - IVAN ABREU FIGUEIREDO
Presidente - 1026370 - MARIA MARY FERREIRA