???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO

2022-04-25 07:58:43.759

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
DATA: 25/04/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): uma avaliação do processo de implementação no Instituto Federal do Maranhão a partir da experiência do campus São Luís- Monte Castelo - Ma
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Implementação, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas de Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O objetivo principal desta tese é realizar uma avaliação de implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no município de Açailândia – Ma. Realizamos um breve resgate histórico da Colônia ao Estado Republicano, com destaque para o governo do presidente Lula onde o PROEJA foi criado inicialmente com o Decreto 5.478/2005, e depois ampliado com promulgação do Decreto 5.840/2006. Com esse programa o governo buscou modificar o dualismo estrutural que sempre marcou historicamente a educação brasileira, ofertando na Rede Federal de Educação Tecnológica através dos Institutos Federais (IFs) uma educação integral àqueles que desprovidos de educação profissional e educação básica pudessem ser reinseridos através de uma educação cidadã no mundo do trabalho. Assim, apresentamos a região em que foi instalada a UNED, realizando uma caracterização socioeconômica apontando para os principais eixos produtivos do município, buscando identificar as relações entre os eixos tecnológicos e os eixos produtivos, para entendermos a oferta dos cursos técnicos no Campus Açailândia e analisarmos a importância dessa política de expansão em sua tentativa de dinamizar os arranjos produtivos locais. Definimos como percurso metodológico, a adoção do materialismo dialético, dada a forma dinâmica como compreendemos os fenômenos sociais, adotamos ainda a pesquisa social e neste caso, a pesquisa avaliativa de políticas e programas sociais. Como técnicas de pesquisa realizamos pesquisa bibliográfica em livros, sítios e revistas especializadas. Para o estudo empírico adotamos no processo de coleta de dados as técnicas de entrevista e grupos focais, onde tivemos a possibilidade de interagir com diversos sujeitos da pesquisa para captar as diferentes percepções acerca do programa. Por fim, tivemos a possibilidade de alcançarmos algumas conclusões importantes acerca do programa e sua eficácia por meio da análise das seguintes dimensões a) sistema gerencial; b) processos de seleção (implementadores e beneficiários) e divulgação e informação; c) Sistema de Capacitação; d) processos de monitoramento e avaliação interno e sistemas logísticos\operacionais. Conforme, os dados analisados, tivemos a possibilidade de perceber que o PROEJA apresentou diversos problemas na sua execução, principalmente com a ausência de certas condições mínimas para o funcionamento inicial. Depois, identificamos diversas dificuldades existentes no processo de implementação, nas escolhas realizadas pelos implementadores. Mas, superada as dificuldades o programa tem conseguido alguns resultados com a sua proposta integrada de educação técnica e profissional, a qual permite para muitos melhorar sua posição na ocupação e alguns a retomada dos estudos.
Externo à Instituição - EDINOLIA LIMA PORTELA - UFBA
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA