???iracessibilidade???

DISCENTE: LORENA ANGIN YANNINA CAMUSSO ORTIZ
DATA: 12/05/2022
LOCAL: Miniauditório do CCSO - Bloco E, 2º piso
TÍTULO: A Política de Acessibilidade e Inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Maranhão: uma avaliação política da política
PALAVRAS-CHAVES: educação superior; núcleo de acessibilidade; políticas institucionais; inclusão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O presente estudo se propôs analisar a política de acessibilidade e inclusão para os estudantes com deficiência inseridos no ensino superior público, tendo como referência empírica a Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entendido como espaço de implementação das ações desta política que busca garantir permanência desses estudantes, visto que a educação é um dos direitos fundamentais de todas as pessoas. Objetivou-se analisar a concepção e desenho dos princípios que fundamentam as políticas institucionais de acessibilidade e inclusão na UFMA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise quanti-qualitativa, na abordagem crítica e dialética. Os procedimentos de coleta e análise dos dados foram descritivos e analíticos. Os resultados da pesquisa revelam que há uma construção de políticas de acessibilidade e inclusão na UFMA, a partir das diretrizes estipuladas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) e do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR). O REUNI favoreceu indiretamente o processo de inclusão dos discentes com deficiência, através da expansão do número de vagas nas IFES. O Programa Incluir tem como principal objetivo promover a elaboração de políticas institucionais para as pessoas com deficiência e propõe a criação de Núcleos de Acessibilidade para elaborar tais políticas. Na UFMA, as principais iniciativas e ações destinadas à inclusão da pessoa com deficiência são derivadas da Diretoria de Acessibilidade (antes denominada Núcleo de Acessibilidade). Os resultados também apontaram uma falta de articulação entre os setores e a Diretoria, o que deriva em ações isoladas e pontuais, ocasionando perda de tempo por parte da DACES. Porém, o processo de inclusão da pessoa com deficiência na UFMA é uma realidade que representa um avanço nas políticas institucionais de acessibilidade e inclusão, embora com bastantes percursos contraditórios, que expressam o movimento antagônico da sociedade capitalista, que impõem desafios a serem superados pela Universidade e pelos órgãos que a compõem.
Presidente - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA
Interno - 2336902 - CLEONICE CORREIA ARAUJO