???iracessibilidade???

DISCENTE: SAFIRA REGO LOPES
DATA: 07/06/2022
LOCAL: Auditório 1 da STI
TÍTULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: a experiência da Licenciatura em Educação do Campo na UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; política de formação de educadores do campo; Licenciatura em Educação do Campo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Maranhão. Seu objetivo é analisar o processo de implementação do curso tendo como parâmetro os princípios formativos elencados em seu Projeto Político- Pedagógico, que se baseiam na concepção de educação do campo elaborada a partir do movimento da educação do campo. Para isso, a investigação é orientada pelo materialismo histórico dialético, que nos permite analisar essa política como parte de uma totalidade dialética e contraditória, buscando compreendê-la no contexto de uma sociedade de classes. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e a realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e a equipe articuladora do curso na Universidade. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo, referenciada em Bardin (1977). A política de formação de educadores do campo faz parte de um projeto contra- hegemônico e é construída a partir da dinâmica da luta de classes que se inscreve no Estado capitalista, aproveitando as suas fissuras e contradições. Para compreensão dessa dinâmica entre Estado e sociedade civil que atravessa a composição das políticas de educação do campo, nos referenciamos principalmente nos trabalhos de Poulantzas (2015) e Gramsci (2020). Quanto à história e aos fundamentos da educação do campo, assim como para análise das lutas por formação de educadores do campo, recorremos a autoras como Caldart (2003, 2004, 2008, 2010, 2011), Molina (2010, 2012, 2015, 2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Santos (2012), entre outros. Sobre a configuração das políticas públicas utilizamos Arretche (2001) e Draibe (2001). Em nossa pesquisa empírica tomamos como base o Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão (2014a, 2014b) de onde extraímos os princípios orientadores da análise de sua implementação. Este projeto fundamenta-se em uma concepção de educação do campo originada nas lutas dos movimentos camponeses e defende uma sociedade que supere a divisão de classes, as desigualdades sociais, e as dicotomias entre campo cidade, e especialmente, as dicotomias educacionais, onde há separação entre formação intelectual e formação técnica, tendo o trabalho como princípio educativo. Os resultados indicam que a Licenciatura em Educação do Campo na UFMA enfrenta diversas tensões para consolidar-se no espaço universitário enquanto curso cuja formação aponta para um novo referencial humano e societário, onde o campo seja liberado das diferentes cercas que o atravessam: sejam as do latifúndio ou as do conhecimento. Tensões que vão desde o momento da implementação com enfrentamentos entre a gestão do curso e a estrutura administrativa da UFMA e que passam também por concepções divergentes internamente sobre o sentido da formação de educadores do campo.
Presidente - 2293707 - CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA