Banca de DEFESA: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
2022-05-17 16:26:57.55
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
DATA: 27/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS (PROEJA): uma avaliação do processo de implementação no Instituto
Federal do Maranhão a partir da experiência do campus São Luís - Monte Castelo -
MA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Implementação; Educação de Jovens e Adultos;
Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos.
PÁGINAS: 344
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O objetivo principal desta tese é realizar uma avaliação de implementação do
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal do
Maranhão (IFMA), tendo como referência empírica o campus São Luís Monte
Castelo, no intervalo de 2007 a 2020. De modo inicial, fizemos um breve resgate
histórico das principais ações no âmbito da educação nacional, com corte nas
políticas direcionadas a jovens e adultos da Colônia ao Estado Republicano. O
destaque foi para o governo do presidente Lula, com a realização de reformas na
educação básica e profissional, o estabelecimento de novas diretrizes políticas e
educacionais com a formulação do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007) e
do Decreto nº 6.094\2007, fornecendo novos marcos normativos para o
financiamento da educação, com a inclusão da EJA, e formulação de políticas e
programas articulando educação e trabalho para jovens e adultos. A formulação do
PROEJA compreendeu essa iniciativa do governo em garantir o direito a educação
de todos a todo tempo, buscando modificar a estrutura dual que sempre marcou
historicamente a educação brasileira, ofertando na Rede Federal de Educação
Tecnológica por meio dos Institutos Federais (IFs) uma educação integral àqueles
que, desprovidos de educação profissional e educação básica, pudessem ser
reinseridos por uma educação cidadã no mundo do trabalho. Definiu-se como
percurso metodológico a adoção do materialismo dialético, dada a forma dinâmica
como se compreende os fenômenos sociais. Adotou-se a pesquisa social, nesse
caso, a pesquisa avaliativa de políticas e programas sociais, e optou-se ainda pela
avaliação de processos. Considerando o marco temporal utilizamos a modalidade de
avaliação ex post, visto que objetivamos conhecer a eficácia do programa. Como
técnicas de pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica em livros, sítios e revistas
especializadas. Para o estudo empírico, adotou-se o processo de coleta de dados,
com técnicas de entrevistas e , com a possibilidade de interagir com diversos
sujeitos da pesquisa para captar as diferentes percepções acerca do programa. Por
fim, teve-se a possibilidade de chegar a algumas conclusões importantes acerca do
programa e sua eficácia, por meio da análise das seguintes dimensões a) sistema
gerencial; b) processos de seleção (implementadores e beneficiários) e divulgação e
informação; c) Sistema de Capacitação; d) processos de monitoramento e avaliação
interna e sistemas logísticos\operacionais. Conforme, os dados analisados,
evidenciamos que o PROEJA apresentou-se, no campus Monte Castelo, pouco
eficaz do ponto de vista do alcance de metas relacionadas à oferta de cursos e ao
número de alunos concludentes e certificados. Constatamos ainda que diversos
problemas administrativos e didático-pedagógicos na sua execução foram
identificados, principalmente, com algumas omissões ou decisões tomadas e a
ausência de certas condições mínimas para o funcionamento inicial do programa.
Mas, superadas as dificuldades, o programa paradoxalmente conseguiu também
alcançar os sujeitos beneficiários segundo os objetivos definidos no Documento
Base (2007), o que aponta para a importância de melhorar os processos referentes
às condições de execução do programa, como forma de corrigir as deficiências
identificadas e continuar garantindo o direito da população de jovens e adultos do
Maranhão à possibilidade de inclusão em um espaço privilegiado de oferta de
educação profissional de qualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDINOLIA LIMA PORTELA - UFBA
Interno - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA
Externo ao Programa - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA
Presidente - 407146 - VALERIA FERREIRA SANTOS DE ALMADA LIMA