???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO

2022-05-17 16:26:57.55

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
DATA: 27/05/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): uma avaliação do processo de implementação no Instituto Federal do Maranhão a partir da experiência do campus São Luís - Monte Castelo - MA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Implementação; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O objetivo principal desta tese é realizar uma avaliação de implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – (IFMA), tendo como referência empírica o campus São Luís – Monte Castelo, no intervalo de 2007 a 2020. De modo inicial, fizemos um breve resgate histórico das principais ações no âmbito da educação nacional, com corte nas políticas direcionadas a jovens e adultos da Colônia ao Estado Republicano. O destaque foi para o governo do presidente Lula, com a realização de reformas na educação básica e profissional, o estabelecimento de novas diretrizes políticas e educacionais com a formulação do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007) e do Decreto nº 6.094\2007, fornecendo novos marcos normativos para o financiamento da educação, com a inclusão da EJA, e formulação de políticas e programas articulando educação e trabalho para jovens e adultos. A formulação do PROEJA compreendeu essa iniciativa do governo em garantir o direito a educação de todos a todo tempo, buscando modificar a estrutura dual que sempre marcou historicamente a educação brasileira, ofertando na Rede Federal de Educação Tecnológica por meio dos Institutos Federais (IFs) uma educação integral àqueles que, desprovidos de educação profissional e educação básica, pudessem ser reinseridos por uma educação cidadã no mundo do trabalho. Definiu-se como percurso metodológico a adoção do materialismo dialético, dada a forma dinâmica como se compreende os fenômenos sociais. Adotou-se a pesquisa social, nesse caso, a pesquisa avaliativa de políticas e programas sociais, e optou-se ainda pela avaliação de processos. Considerando o marco temporal utilizamos a modalidade de avaliação “ex post”, visto que objetivamos conhecer a eficácia do programa. Como técnicas de pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica em livros, sítios e revistas especializadas. Para o estudo empírico, adotou-se o processo de coleta de dados, com técnicas de entrevistas e , com a possibilidade de interagir com diversos sujeitos da pesquisa para captar as diferentes percepções acerca do programa. Por fim, teve-se a possibilidade de chegar a algumas conclusões importantes acerca do programa e sua eficácia, por meio da análise das seguintes dimensões a) sistema gerencial; b) processos de seleção (implementadores e beneficiários) e divulgação e informação; c) Sistema de Capacitação; d) processos de monitoramento e avaliação interna e sistemas logísticos\operacionais. Conforme, os dados analisados, evidenciamos que o PROEJA apresentou-se, no campus Monte Castelo, pouco eficaz do ponto de vista do alcance de metas relacionadas à oferta de cursos e ao número de alunos concludentes e certificados. Constatamos ainda que diversos problemas administrativos e didático-pedagógicos na sua execução foram identificados, principalmente, com algumas omissões ou decisões tomadas e a ausência de certas condições mínimas para o funcionamento inicial do programa. Mas, superadas as dificuldades, o programa paradoxalmente conseguiu também alcançar os sujeitos beneficiários segundo os objetivos definidos no Documento Base (2007), o que aponta para a importância de melhorar os processos referentes às condições de execução do programa, como forma de corrigir as deficiências identificadas e continuar garantindo o direito da população de jovens e adultos do Maranhão à possibilidade de inclusão em um espaço privilegiado de oferta de educação profissional de qualidade.
Externo à Instituição - EDINOLIA LIMA PORTELA - UFBA
Interno - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA