???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES

2022-06-15 16:03:03.202

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES
DATA: 20/06/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliação de implementação do PROEJA do IFMA – Campus Codó com enfoque na qualidade da formação ofertada
PALAVRAS-CHAVES: Formação humana integral. Qualidade educacional. Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo acerca da implementação do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Codó, tendo como foco a qualidade da formação ofertada. Objetivou avaliar a implementação do programa, buscando julgar a sua eficácia, com enfoque na qualidade da formação ofertada. Os objetivos específicos pretenderam: avaliar o desempenho no cumprimento das metas no que se refere ao acesso e permanência do público no programa; identificar o desenho do programa e sua estratégia de implementação, a fim de verificar a adequação dos meios empregados às ações propostas que possibilitaram a oferta de uma formação de qualidade e; analisar os fatores facilitadores e os obstáculos (institucionais e sociais) que operaram ao longo da implementação que condicionaram positiva ou negativamente a qualidade da formação ofertada, no IFMA Campus Codó. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético, para compreender os determinantes da implementação do PROEJA, partindo do aparente, do cotidiano escolar, a partir das categorias de análise: educação de jovens e adultos, formação humana, omnilateralidade e qualidade educacional. Foi realizada uma avaliação ex post que pretendeu avaliar e julgar o processo de implementação do PROEJA. A tese defendida nesta análise é que há uma distância entre os objetivos do programa e sua implementação no campus, decorrente de vários fatores, como: a inadequação do currículo do PROEJA à realidade do seu público; a falta de qualificação para os implementadores, inexistência de planejamentos e avaliações do programa junto à comunidade escolar e a ausência da gestão democrática no campus. Contudo, existiram condicionantes que contribuíram, positivamente, para a execução do programa, embora, insuficientes para diminuir a distância entre os objetivos e metas do programa e a realidade, dentre eles: a as condições estruturais do campus, os auxílios estudantis, a força de vontade dos alunos em voltar estudar e o esforço dos profissionais em ofertar uma educação que se aproximasse da realidade dos alunos, dentro das limitações impostas.
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA