???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

2022-07-04 11:36:57.091

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA manifestam um imenso pesar pelo falecimento do Dr. Marcos Ferreira da Costa Lima (03/04/1951 – 29/06/2022), professor da UFPE, com um grandioso legado em Ciências Humanas e Sociais.

Foi professor visitante em várias universidades europeias, como Sorbonne Nouvelle, Walles-Swansea e Leiden, dentre outras. Foi presidente do Fórum Universitário MERCOSUL (FOMERCO) presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e diretor da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Sempre abordou de forma crítica o desenvolvimento do Brasil e da América Latina. Recentemente, dirigia estudos e pesquisas sobre a Ásia. Durante os últimos vinte anos, o seu engajamento ímpar, humanista e científico sempre foi importante, marcante e precioso no nosso ambiente acadêmico.

Atenciosamente,

PPGPP