???iracessibilidade???

2022-09-22 13:53:49.135

DISCENTE: LUCAS GUIMARÃES LUSTOSA
DATA: 28/09/2022
LOCAL: Google meet (online)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DIGNA: colaboração federativa na política educacional no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Escola, Regime de colaboração, Descentralização.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Avaliação do processo de implementação do Programa Escola Digna, do Estado do Maranhão, desenvolvida a partir da aferição dos graus de eficiência e eficácia das ações empreendidas no campo gerencial e decisório da política, considerando o regime de colaboração entre os municípios beneficiados. O objetivo da pesquisa que deu suporte à Dissertação foi analisar o Programa e identificar os avanços, limites e desafios nas formas de organização e de gestão, considerando a estrutura hierárquica e decisória e os níveis de autonomia dos entes federativos envolvidos. Considera-se que historicamente o país, nesse campo, apresenta como principais características a dualidade e a centralização política, mesmo quando há parcial descentralização em nível administrativo. O Programa Escola Digna propõe-se romper com essa lógica, iniciando um processo de reversão das assimetrias socialmente consolidadas no Maranhão, de um lado buscando incluir maior número de estudantes em escolas de boa qualidade e, de outro, reforçando a descentralização participativa como seu princípio operacional, com vistas a adequar o estado aos novos desafios postos pela reestruturação capitalista em curso.
Interno - 064.835.933-68 - RAIMUNDA NONATA DO NASCIMENTO SANTANA
Presidente - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA