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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA ALMEIDA DUTRA

2023-06-14 14:05:03.198

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA ALMEIDA DUTRA
DATA: 27/06/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Google meet (online)
TÍTULO: ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE ADOLESCENTES TRANSEXUAIS FEMININAS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE: a experiência do Centro de Juventude Florescer em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: adolescências; cis-heteronormatividade; gênero; medidas socioeducativas; pessoas trans.
PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: As vivências das adolescências transexuais femininas no contexto das medidas privativas de liberdade, no Centro Socioeducativo Florescer, estão inseridas nos mais variados marcadores sociais – bem como de classe, raça e gênero. É na consideração das particularidades e compreensão das intersecções dos marcadores sociais, que são postas as vivências dessas adolescências trans. Diante dessa perspectiva, é posto um debate teórico sobre gênero e sexualidade a partir das colocações de Scott, Butler, Louro, Letícia Nascimento e Berenice Bento. Nos marcos dessas discussões, destaca-se como a institucionalização da cisgeneridade e heterossexualidade influi na existência de pessoas que estão para além das vivências cis e hétero. O objetivo da pesquisa foi de analisar o Atendimento Socioeducativo realizado no Centro Socioeducativo Florescer no Maranhão junto às adolescências transexuais femininas em cumprimento de medidas privativas de liberdade, considerando que estas estão inseridas em uma sociedade cis-heteronormativa. A pesquisa adotou como método o Materialismo Histórico Dialético, dada a necessidade de análise na perspectiva da totalidade da realidade social de adolescentes trans em cumprimento de medidas privativas de liberdade. Em relação a abordagem, consiste em ser qualitativa, e quanto aos procedimentos metodológicos, foram adotados os levantamentos bibliográfico, documental e empírico. A análise do atendimento das adolescências trans em cumprimento de medidas socioeducativas privativas de liberdade ocorreu a partir da relação das discussões teóricas articuladas com as normativas e os discursos dos participantes da pesquisa; por meio de técnicas utilizadas como a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi dividida em cinco momentos: Introdução, Ser o próprio rio: discussões de gênero e sexualidade, O sistema de proteção social para adolescentes no Brasil, Sistema Socioeducativo e o atendimento a adolescentes trans nas medidas privativas de liberdade: a experiência do Centro Socioeducativo Florescer em São Luís/MA, e as Considerações Finais. No intuito de discutir e demarcar sobre o atendimento das adolescências trans em cumprimento de medidas privativas de liberdade no Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS - UEMA
Interno - 1026370 - MARIA MARY FERREIRA
Presidente - 270.444.753-53 - MARLY DE JESUS SA DIAS

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