???iracessibilidade???

2023-08-08 15:11:43.852

DISCENTE: BRUNA BARBOSA ARAUJO
DATA: 14/08/2023
LOCAL: Google meet (online)
TÍTULO: DIREITO À SAÚDE PARA A POPULAÇÃO LGBTI+: uma análise sobre a universalização do acesso para pessoas trans ao ambulatório de sexualidade do Hospital Universitário da UFMA, entre 2016 e 2020
PALAVRAS-CHAVES: política de saúde; sistema único de saúde; políticas públicas; trangeneridade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a população LGBTI+ tem acessado o direito à saúde nesta conjuntura de avanço do conservadorismo e desmontes de garantias legais, a partir da realidade concreta experienciada pelo ambulatório de sexualidade do Hospital Universitário da UFMA, no período de 2016 a 2020, tendo como norte os princípios fundamentais de Universalidade e Integralidade do Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória de base qualitativa, que utilizou como método de análise do objeto o Materialismo Histórico Dialético, no esforço de apreender o movimento do objeto da pesquisa em suas múltiplas determinações, captar o processo de desmonte das políticas públicas como fenômeno inserido na totalidade complexa e contraditória e, no contexto de avanço do conservadorismo no Brasil. Como procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, documental e empírico. Ocasião em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a quatro profissionais que compõe a equipe multiprofissional e dez pessoas Trans acompanhadas no Ambulatório de Sexualidade do HUUFMA, no período de dezembro de 2022 – junho de 2023. As informações coletadas foram analisadas e interpretadas a partir da tessitura e sistematização das narrativas. Seus resultados apontam para os impactos gerados pelo avanço do conservadorismo no Brasil, sobretudo a partir de 2016, comprometendo a implementação do Ambulatório de Sexualidade do HUUFMA e efetivação da garantia das cirurgias de modificações corporais e hormonioterapia que fazem parte do “Processo Transexualizador” na política pública de saúde. Situação que revelam debilidades na estrutura do SUS, agravados com desfinanciamentos sucessivos, sucateamento e privatização ocasionada pelo sistema de recessão neoliberal.
Externo ao Programa - 849.960.133-20 - CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA