???iracessibilidade???

DISCENTE: SUENE DA SILVA RODRIGUES
DATA: 06/09/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A IDEOLOGIA DA HUMANIZAÇÃO E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL: tendências e perspectivas no trabalho do assistente social no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA)
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social, Projeto Ético-Político do Serviço Social, Política Nacional de Humanização, Ideologia da humanização.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A Política Nacional de Humanização (PNH) foi aprovada no primeiro governo de Luís Inácio Lula da Silva, em 2003, após uma revisão do antigo Programa Nacional de Humanização e Assistência Hospitalar (PNHAH) e tem como um dos objetivos a mudança de cultura dos atendimentos nos serviços de saúde. A implantação da PNH, política transversal ao Sistema Único de Saúde (SUS), teria como objetivo trazer maior qualidade na saúde e melhoria nos atendimentos que passariam a ser mais humanizados. Buscando-se analisar a política de humanização para além de sua aparência pode-se identificar que uma ideologia da humanização se faz presente na mesma destacando-se características como o a-historicismo, destaque para as questões subjetivas, foco na comunicação e a superficialidade ao tratar das problemáticas enfrentadas pela saúde pública. Em seus documentos nota-se a falta de articulação com os aspectos político, econômico e social do país. Há a presença de um “romantismo arraigado” com a proposta de humanização das relações estabelecidas no sistema capitalista, que em seu cerne carrega a desumanização. A PNH se alinha às propostas do Projeto Neoliberal para a Saúde de privatização, terceirização, subfinanciamento do setor além de propor a desreponsabilização do Estado. Existe também a sua articulação com a institucionalização dos novos modelos de gestão no SUS. O Serviço Social, profissão que compõe a equipe técnica da saúde, também faz parte do quadro de profissionais que trabalham diretamente com as propostas de humanização tanto por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) quanto em seus atendimentos diários. O Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social tem como base o pensamento marxista e possui entre seus princípios a liberdade e a emancipação humana além da superação do atual projeto societário. Além disso, o Projeto Ético-Político também se alinha às propostas do Projeto da Reforma Sanitária na afirmação da saúde como direito e dever do Estado. A concepção de humanização presente no marxismo tem o trabalho como categoria central no processo de transformação do ser humano em ser social. Porém, o capitalismo altera a natureza do trabalho o tornando elemento de desumanização através da alienação. Tendo como método o materialismo histórico dialético buscou-se compreender através da articulação entre a pesquisa de campo, documental e bibliográfica como os/as assistentes sociais apreendem a PNH. As bases teórico-ideológicas no qual foram construídos a PNH (alinhada ao marxismo) e o PEP (alinhado ao Projeto neoliberal e pensamento pós-moderno) são diferenciadas o que reflete na definição de humanização presente em ambos. Percebeu-se que as questões que permeiam a humanização acabam sendo dissolvidas em meio ao cotidiano alienante e os atendimentos imediatistas das profissionais. Apesar de existirem críticas à PNH as mesmas não chegam a apontar para a essência de questões pertinentes e problematizar as suas intencionalidades. Há o afastamento da perspectiva de humanização como proposto pelo marxismo, base do PEP. Apesar de ser reconhecida a necessidade da apropriação do Projeto Ético-Político não há a internalização dos seus princípios o que deixa frestas para que outras concepções tenham espaço e passem a ser reproduzidas, como a ideologia da humanização.
Interno - 2336902 - CLEONICE CORREIA ARAUJO
Presidente - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA