???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ADRIANA LIGIA ALVARENGA OLIVEIRA FROES

2023-09-12 14:49:55.543

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA LIGIA ALVARENGA OLIVEIRA FROES
DATA: 28/09/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A POPULAÇÃO ADULTA EM SITUAÇÃO DE RUA NO ESTADO DO MARANHÃO: análise das ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).
PALAVRAS-CHAVES: População em Situação de Rua. Política de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social (Suas). Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua(Centro)
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Esta tese aborda resultados de pesquisa sobre a população adulta em situação de rua, mediante análise das ações do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), no Estado do Maranhão. Tem como espaços empíricos da pesquisa, as duas maiores cidades do Estado, a capital, São Luís e Imperatriz. Para se chegar aos resultados, utilizamos a perspectiva crítico- dialética, situando o fenômeno da população em situação de rua, como expressão radical da questão social, acentuada nas relações capitalistas, síntese de determinantes estruturais, históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos, constituindo uma realidade complexa, contraditória, que requer enfrentamentos por parte do Estado, no âmbito das políticas públicas. A Política abordada, bem como os serviços junto ao segmento da população em situação de rua, foi a Política de Assistência Social, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esta Política assegura cobertura à população em situação de rua, sendo esta população objeto desta Tese. Embora a Política Nacional de Inclusão Social da População em Situação de Rua (PNIPSR), tenha sido promulgada em 2009, escolhemos a Política de Assistência Social e os espaços dos Centros Pops, por ofertarem serviços à referida população, acolhendo-os, realizando encaminhamentos às demais políticas e efetuando atendimentos psicossociais. Os procedimentos de pesquisa adotados foram: análise bibliográfica; análise de dados secundários; entrevista semiestruturada junto aos técnicos, gestores da Política de Assistência Social, Coordenadores de Centro Pop e grupos focais junto aos usuários dos Centros Pops, em São Luís e Imperatriz. Consideramos para esta análise o significado das ruas para os usuários dos Centros Pops; a contribuição das ações do Centro Pop para o processo de saída das ruas e a construção de novas trajetórias de vida dos usuários atendidos; a possibilidade de restabelecimento dos vínculos familiares e a construção de novos vínculos, dentre outros aspectos. Chegamos à conclusão que as ações dos Centros Pops são consideradas relevantes na vida dos usuários atendidos, por proporem garantir seus direitos, mas que há inúmeros limites e desafios na superação da situação de rua, o que implicaria numa articulação intersetorial junto às demais políticas, de modo que os sujeitos em situação de rua tenham condições concretas e objetivas de reconstruir suas vidas, com propostas que afirmem sua cidadania e efetivem seus direitos.
Externo ao Programa - 2349928 - CARLA CECILIA SERRAO SILVA
Interno - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA