???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLENE CORREA TORREAO

2023-12-12 08:39:17.062

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE CORREA TORREAO
DATA: 13/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet (online)
TÍTULO: "FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL SOB AS REFORMAS NEOLIBERAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: tendências entre a formação por competência e a formação humano-genérica."
PALAVRAS-CHAVES: Reformas Neoliberais; Projetos Educacionais em Confronto; Formação por competência; Formação Humano-genérica.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre a formação profissional em Serviço Social, demarcada no confronto entre a sustentação do projeto pedagógico-crítico preconizado pela ABESS/1996 e projeto neoliberal da educação superior no Brasil no atual contexto de crise do capital. Procura captar o nexo orgânico entre trabalho, educação e formação, particularizado no conjunto do movimento de recomposição da base material e sustentação da hegemonia do capital, que materializas na reestruturação do processo de produção e de trabalho e nas políticas de ajuste neoliberais exprimem novos conteúdos aos processos formativos, colocando a necessidade de (re) adequações dos sistemas educacionais. Desenvolve a ideia de que a educação como prática social, apresenta-se erigida no âmbito da luta de classe, figurados em projetos educacionais e societários antagônicos, em permanente confronto. Analisa que o projeto alçado pelo capital, requisita um novo perfil de trabalhador: da qualidade total, polivante, flexível, pressionando os sistemas educacionais a disporem deste homem de novo tipo. Nesse quadro, os pressupostos da formação assentam-se em novos parâmetros, mediante a concepção da formação por competência. Num espaço de contradição, no âmbito da crise de hegemonia na atualidade, destaca que é possível desenvolver um projeto de educação que tenha como centralidade o atendimento das necessidades da classe trabalhadora, em que a questão da educação se coloca como elemento essencial na construção de uma formação humano-genérica. O Serviço Social pela função educativa que exerce na sociedade se vincula contraditoriamente à luta de hegemonias políticas, sendo permanentemente desafiado a contribuir no processo de unificação da teoria e prática nas condições objetivas de sua inserção nas relações sociais, na perspectiva dos interesses das classes subalternas. Problematiza que a formação profissional em Serviço Social inserido nesta totalidade, é fortemente impactada, particularmente com o avanço da formação na modalidade à distância, que objetivada como tendência predominante no ensino superior, desconfigura e rebaixa a qualidade da formação pretendida na direção das Diretrizes Curriculares da ABESS/1996 e do projeto ético-político profissional. Por fim, analisa que as reformas neoliberais para a educação superior e seus rebatimentos no Serviço Social, acirram contradições ao processo de formação efetivado pelas Unidades de Formação Acadêmicas que partir dos amplos desvirtuamentos pelas Diretrizes Vigentes do CNE/2002, tenciona os cursos entre a materialização da formação por competência com o retorno da formação pragmática-instrumental; e a perspectiva da formação humano-genérica, contribuindo para o estabelecimento de uma nova cultura, no movimento de constituição da classe subalterna como força hegemônica - que supõe a unificação da teoria e prática, como devir histórico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU
Interno - 095.430.233-87 - FRANCI GOMES CARDOSO
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA
Externo ao Programa - 3175123 - SELMA MARIA SILVA DE OLIVEIRA BRANDAO

???fimConteudo???