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Banca de DEFESA: MARLENE CORREA TORREAO

2024-01-15 13:38:19.137

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE CORREA TORREAO
DATA: 22/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL SOB AS REFORMAS NEOLIBERAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: tendências entre a formação por competência e a formação na perspectiva humano-genérica
PALAVRAS-CHAVES: Reformas Neoliberais; Projetos Educacionais em Confronto; Diretrizes Curriculares; Formação por competência; Formação na perspectiva Humano-genérica.
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre a formação profissional em Serviço Social, demarcada no confronto entre a sustentação do projeto pedagógico-crítico preconizado pela ABESS/1996 e o projeto neoliberal da educação superior no Brasil no atual contexto de crise do capital. Procura captar o nexo orgânico entre trabalho, educação e formação, particularizado no movimento de recomposição e sustentação da hegemonia do capital, que materializadas na reestruturação do processo de produção e de trabalho e nas políticas de ajuste neoliberais imprimem novos conteúdos aos processos formativos, colocando a necessidade de (re) adequações dos sistemas educacionais. Desenvolve a ideia de que a educação como expressão da práxis social, apresenta-se erigida no âmbito da luta de classe, figurada em projetos antagônicos vinculados aos projetos societários em permanente confronto. Analisa que a atual reestruturação da produção e do trabalho implementada pelo capital, requisita um novo perfil de trabalhador compatível à chamada cultura da qualidade total, portanto, polivante, flexível, que pressiona os sistemas educacionais à formação deste homem de novo tipo. Nesse quadro, os pressupostos da formação assentam-se nos parâmetros, postos pela ideologia da competência. Entretanto, nas contradições da crise de hegemonia na atualidade, destaca um projeto de educação orientado pela necessidade histórica da emancipação da classe trabalhadora – base emancipação da humanidade - ao qual se vincula a construção de uma formação profissional na perspectiva humano-genérica. O Serviço Social pela função educativa que exerce na sociedade se vincula contraditoriamente à formação da cultura na luta de hegemonias políticas, é permanentemente desafiado a contribuir no processo de unificação da teoria e prática como devir histórico (GRAMSCI, 1999) nas condições objetivas de sua inserção nas relações sociais, na perspectiva dos interesses das classes subalternas. Problematiza que a formação profissional em Serviço Social inserida nesta totalidade, é fortemente impactada, particularmente com o avanço da formação na modalidade à distância, que objetivada como tendência predominante no ensino superior, desconfigura e rebaixa a qualidade da formação pretendida na direção das Diretrizes Curriculares da ABESS/1996 no âmbito do projeto ético-político profissional. Por fim, com base na particularidade da formação profissional no Maranhão analisa que as reformas neoliberais para a educação superior acirram no Serviço Social as contradições do processo de formação refletidas nas tensões entre duas diretrizes curriculares: ABEPSS/1996 e CNE/2002, e assim, tensionam esse processo entre a materialização da formação por competência com o retorno da formação pragmática-instrumental e a perspectiva da formação humano- genérica, vinculada à organização de uma nova cultura, no movimento de constituição da classe subalterna como força hegemônica - que supõe a unificação da teoria e prática, como devir histórico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1851499 - ANNOVA MIRIAM FERREIRA CARNEIRO
Interno - 095.430.233-87 - FRANCI GOMES CARDOSO
Presidente - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA
Externo ao Programa - 3175123 - SELMA MARIA SILVA DE OLIVEIRA BRANDAO

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