???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Cultura material na gramática escolar será o tema do XIII Encontro da História da Educação

2020-03-04 10:57:26.56

SÃO LUÍS – O Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras (Nedhel) promoverá, entre os dias 19 e 22 de maio, no Câmpus Dom Delgado, o XIII Encontro Maranhense da História da Educação (Emhe), com o tema “Cultura material escolar na gramática da escola”. O evento contará com mesas-redondas, conferências e apresentação de trabalhos, além da presença de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste.

As discussões desta edição giram em torno dos eixos temáticos “Métodos e Práticas de Ensino”, “Patrimônio Educativo: arquivos e acervos”, “Instituições escolares e políticas educacionais”, “Pesquisa, ensino e fontes”, “Intelectuais e pensamento educacional”, “Etnia, gênero e gerações”, “Cultura material e imaterial escolar”, “Impressos e espaços de leitura” e “Escrita da história da educação”.

Segundo um dos organizadores do evento e professor do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, César Augusto Castro, o Emhe tem contribuído para ampliar o debate brasileiro e maranhense quando se trata do eixo história da educação. “Ao longo das edições, o encontro contribuiu para estudos e pesquisas nesse campo de conhecimento, tanto em nível de graduação, como também em programas de pós-graduação, nas regiões Norte e Nordeste do país”, afirmou.

Informações quanto a categorias, valores e prazos de inscrições, cronograma de submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3272-9306 ou pelo e-mail contato@nedhel-ufma.com.br.

Saiba mais

Criado em 2005, com registro no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e na Universidade Federal do Maranhão, o Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (Nedhel) desenvolve atividades de pesquisa, reuniões de estudos, levantamento, coleta e indexação de fontes históricas, promoção de cursos e produções científicas, como livros, artigos e capítulos.

???fimConteudo???