???iracessibilidade???

DISCENTE: JOICE FERNANDA PINHEIRO
DATA: 26/05/2020
LOCAL: On Line
TÍTULO: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: concepções de professores da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Concepção. Docência. Deficiência Visual. Educação Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior tem gerado discussões acerca da efetividade de políticas públicas, que possibilitem o acesso e a permanência dessas pessoas, nos diversos cursos oferecidos pelas universidades públicas. As novas diretrizes e pesquisas em educação, indicam claramente que a inclusão na escola visa ao atendimento de todos com qualidade, o que pode gerar transformações positivas nesse ambiente de ensino, pois na medida em que se ampliam os atendimentos na Educação Básica, a Educação Superior, também, deve ampliar seus atendimentos. A inclusão educacional se fundamenta em uma concepção de direitos e valores humanos, a qual agrega infinitas possibilidades para as pessoas com deficiência, envolvendo, em especial, o acesso e a permanência no âmbito educacional com equidade, englobando, também, a Educaçao Superior. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual da Universidade Federal do Maranhão. Optar-se-á pelo método fenomenológico, abordagem quanti-qualitativa, pesquisas documental, descritiva e de campo. Os participantes desta pesquisa foram 16 professores de alunos com deficiência visual, matriculados e frequentadores de cursos do Centro de Ciências Sociais (CCSO) ano letivo de 2019 no campus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado no município de São Luís – MA. Foi identificado um universo de 54 alunos com deficiência visual congênita ou adquirida (cegueira ou baixa visão) sem associação com outro tipo de deficiência e matriculados no primeiro semestre de 2019, distribuídos nos quatro centros acadêmicos da instituição, Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Sociais. O Centro de Ciências Sociais foi escolhido em detrimento de outros por apresentar maior quantitativo de 23 alunos com deficiência visual regularmente matriculados nos cursos desse centro acadêmico em relação aos demais centros da universidade. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais e fontes estatísticas e entrevista semiestruturada, sendo realizada uma análise fenomenológica (redução eidética). Tal entrevista apresentou três blocos: dados gerais dos participantes, concepções sobre inclusão e a inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão. A análise das entrevistas far-se-á pela seleção do discurso na linguagem de cada participante, ou seja, a redução fenomenológica em unidades significativas nas descrições, apresentando-as em formas pontuais e articuladas. As unidades serão organizadas, posteriormente, de forma sintética, agrupadas por temas ou categorias abertas.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI