???iracessibilidade???

DISCENTE: ANDRÉA CARLA BASTOS PEREIRA
DATA: 16/06/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INCLUSÃO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão escolar. Deficiência intelectual. Prática docente. Educação básica
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: No atual contexto educacional, concebe-se a educação inclusiva nos princípios em que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem. As práticas inclusivas pressupõem uma escola, que não seja centrada em si mesma, mas sim uma escola como um espaço de alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao “outro” e em relação ao conhecimento. Neste sentido, é necessário ter em vista que a prática docente na escola não é algo simples ou natural, tem implicações sociais, políticas, legislativas, éticas, curriculares e é, também, determinada por escolhas epistemológicas do docente, pelos encaminhamentos do projeto político da escola. Dessa forma, destaca-se a relevância da prática docente nos processos para garantir avanços reais na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. O presente estudo tem como objetivo geral analisar como ocorre a prática docente na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo, documental, descritivo e exploratório, quantitativa e qualitativa com base em elementos do método dialético. Os participantes desta pesquisa foram 14 docentes de duas Unidades de Educação Básica da rede pública municipal de São Luís. Essas Unidades foram escolhidas em detrimento de outras, por apresentarem o maior quantitativo de alunos com deficiência intelectual regularmente matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental, em relação às demais escolas. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais e entrevista semiestruturada. Tal entrevista apresentou 4 blocos, sendo dados do docente; formação profissional; inclusão escolar e o aluno com deficiência intelectual: atuação docente e planejamento educativo na inclusão de alunos com deficiência intelectual. A análise destas entrevistas será realizada, a partir da análise do discurso dos docentes. As categorias temáticas serão organizadas, posteriormente, com base nos critérios semânticos previamente definidos e reunidos por classe ou grupo de elementos.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI