???iracessibilidade???

DATA: 17/09/2020
LOCAL: PPGE / forme remota
TÍTULO: PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA: entre a formação e a prática
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Educação de Jovens e adultos. Prática Pedagógica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como preocupação investigar a formação de professores, considerando que esta formação se constitui historicamente em objeto de investigação, levando em conta, os elementos de tensionamento, como: organização curricular, os modelos que são definidos para essa formação e pela própria prática no sentido de buscar articulação com as necessidades reais da educação básica em seus diversos níveis e modalidades. A pesquisa em tela tem como foco os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Compreende-se que a formação de professores dessa modalidade, deve se constituir, considerando as peculiaridades desse público alvo, portanto, necessita de estudos e conhecimentos que subsidiem os futuros professores quanto ao fazer pedagógico em sala de aula, por compreendermos que a EJA tem particularidades que exigem uma formação voltada a essas especificidades pela sua própria natureza contextual se tornando condição determinante para o sucesso ou fracasso dos estudantes. A pesquisa tem como objetivos analisar a formação de professores que atuam na EJA e as suas implicações na prática docente, nessa modalidade de ensino, na Rede Municipal de Educação de São Luís. Discutir os fundamentos teóricos e metodológicos sobre a EJA, bem como, as políticas voltadas para essa modalidade, identificando as concepções teórico-metodológicas que orientam a formação inicial dos professores para atuarem na Educação de Jovens e adultos. Serão envolvidos nesta pesquisa professores (as), coordenadores (as) e gestores (as) de três escolas da rede municipal de São Luís-MA. Para a coleta de dados, utilizaremos como principal fonte o roteiro de Entrevista Semiestruturada com os professores (as), gestores (as) e o coordenadores (as).
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA