???iracessibilidade???

DISCENTE: ANA PAULA MONDEGO DIAS
DATA: 13/10/2020
LOCAL: PPGE/ de Forma Remota
TÍTULO: PROFESSORES QUE ATUAMNA EDUCAÇÃO PRPFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TRANSITANDO ENTRE A EXIGÊNCIA LEGAL E A FORMATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Formação Pedagógica. Educação Profissional e Tecnológica. Exigências Formativas para Professores.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente da Universidade Federal do Maranhão e tem por objetivo analisar a exigência de formação pedagógica para os professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente que atuam nos cursos técnicos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada e suas repercussões para a prática pedagógica. Para tanto, o aporte teórico-metodológico adotado é o de natureza crítica, cuja origem e natureza dos fenômenos pesquisados são revelados sem que haja fragmentação da realidade. Para compreender esse objeto, num processo que vai do conhecido ao desconhecido e vice-versa, utiliza-se nesta pesquisa “o esquema paradigmático” de Gamboa, instrumento utilizado para análise da produção científica. Nesse esquema, a pesquisa pode ser organizada em diferentes níveis (técnicos, instrumentais, metodológicos, teóricos e epistemológicos), juntamente com grupos de pressupostos (gnoseológicos e epistemológicos). O desenvolvimento desta pesquisa inicialmente se deu pelo nível metodológico com a análise as resoluções, decretos, portarias, legislações e constituições federais, em seguida, pelo nível teórico, onde se verifica como a EPT é apresentada na literatura acadêmica e as concepções de formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com base nos seguintes referenciais teóricos: Romanelli (2009), Ferretti (2010), Manfredi (2002), Cunha (2000, 2005), Fonseca (2009), Caires e Oliveira(2016), Kuenzer(2008), Ramos (2011), Ciavatta e Ramos (2011), Oliveira(2006), Gauthier (2013), Gamboa (1998) Gramsci (2010) Tardif (2002, 2014), Gatti (1997), Pena (2014), Saviani (2009), Peréz Gomez (1995), Machado (1998, 2008, 2011), Ghedin (2002), Veiga (2008), Freire(2002) entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. A amostra foi composta por 11sujeitos, sendo 09 docentes, uma pedagoga e o diretor geral da instituição pesquisada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barreirinhas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade de a instituição em suas ações institucionais ter um maior acompanhamento e controle sobre o ingresso dos docentes que atuam na instituição sem formação pedagógica. Dessa forma, as ações de formação devem ser pautadas nas necessidades apresentadas pelos docentes e assim os professores graduados, não licenciados em efetivo exercício, na profissão docente, e já com formação, possam ter relevante contribuição para com a prática docente.
Presidente - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA