???iracessibilidade???

DISCENTE: JOSLEA SILVA RODRIGUES
DATA: 30/07/2017
LOCAL: MESTRADO EM CINECIAS AMBIENTAIS
TÍTULO: POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS/ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Política de promoção da saúde. Institucionalização. Atividade física. Saúde pública.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Este trabalho objetivou conhecer e analisar a Política Nacional de Promoção da Saúde e o processo de institucionalização das práticas corporais/ atividade física a partir do Programa “São Luís em Movimento”. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com natureza quantiqualitativa. Optou-se por reflexões que contemplavam a Análise do Discurso (Foucault) e a Análise de Conteúdo (Bardin) como estratégias metodológicas. O local do estudo foi em São Luís, junto a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde, Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis. Precedendo o trabalho de campo, realizou-se uma revisão bibliográfica, análise documentais de portarias, legislações específicas, possibilitando discutir o contexto histórico dessa política no Brasil, e alguns aspectos históricos das doenças crônicas não transmissíveis. Fez-se um contraponto entre a política nacional e a percepção de alguns autores sobre o tema. O Programa “São Luís em Movimento” teve inicio com a implantação de polos de atividade física integrada a essa política nacional. O estudo ocorreu em 04 polos. A definição da amostra se deu pelo método de esgotamento do discurso nas entrevistas com as coordenadoras de vigilância epidemiológica e do Programa, com todos (seis) profissionais de educação física e 108 (cento e oito) alunos do total de 398 (trezentos e noventa e oito) inscritos. No polo Parque do Bom Menino foram entrevistados 40 (quarenta) alunos, 48 (quarenta e oito) no bairro Vinhais, 12 (doze) no bairro Coroadinho e 08 (oito) no bairro Cohab. Utilizou-se cinco diferentes instrumentos para a coleta de dados e realizou-se observação das aulas de atividades físicas do Programa. Constatou-se que a política municipal não estar bem definida no nível local, atende às diretrizes e encontra-se em harmonia com a política nacional. As principais atividades são aulas de ginástica, caminhada orientada e dança, além de realização de avaliações físicas regulares com acompanhamento nutricional. O maior número de alunos é do sexo feminino entre 40 a 80 anos. Os resultados apontam dificuldades de diferentes ordens, entre elas a baixa informação, déficit de profissionais, ausência de material adequado para desenvolvimento das atividades e espaço insuficiente nos polos. Os alunos participam das aulas e a demanda tem aumentado. A questão da aceitação e a tomada de decisão do gestor para adesão à política nacional foram apontadas como ponto facilitador das ações, além da motivação, reconhecimento e cooperação dos agentes que executam e estão envolvidos no Programa. As atividades proporcionam melhoras no convívio dos alunos com familiares, reabilitação de tarefas básicas e contribuem para a qualidade de vida. Os resultados revelam de modo superficial o processo de implantação do Programa que precisa ser melhorado e ampliado, fortalecendo as expectativas dos sujeitos envolvidos.
Externo à Instituição - ALEX FABIANO SANTOS BEZERRA - UNESP
Externo ao Programa - 2218832 - SILVIA CRISTINA VIANA SILVA