???iracessibilidade???

DISCENTE: GUSTAVO OLIVEIRA EVERTON
DATA: 09/04/2021
LOCAL: PLATAFORMA: GOOGLE MEET
TÍTULO: PERFIL QUÍMICO E POTENCIAIS BIOLÓGICOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS CASCAS DO FRUTO DE Hymenaea courbaril var. courbaril e FOLHAS DE Syzygium cumini (L.) Skeels
PALAVRAS-CHAVES: bioproduto; atividade biológica; produtos naturais
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Este estudo avaliou os potenciais biológicos e o perfil químico dos óleos essenciais (OE’s) e nanoemulsões das cascas de Hymenaea courbaril L. var. courbaril e folhas de Syzygium cumini (L.) Skeels. Foram coletadas folhas de S. cumini e cascas de frutos de H. courbaril. Os OE’s dos materiais vegetais coletados foram extraídos por hidrodestilação (100°C/3h) e caracterizados quimicamente por Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG/EM). Para o ensaio de toxicidade dos OE’s empregou-se o ensaio de letalidade frente Artemia salina Leach. Para avaliação da ação antioxidante dos OE’s foram empregados os ensaios de descoloração do radical ABTS e DPPH. Nanoemulsões foram formuladas com os OE’s obtidos através do método de baixa energia de inversão de fases. Para o ensaio antimicrobiano dos OE’s e nanoemulsões utilizou-se cepas das espécies: Escherichia coli and Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Proteus mirabilis e Salmonella sp. Para avaliação da atividade antimicrobiana aplicou-se os métodos de Difusão de Disco e Diluição no Caldo - Concentração Inibitória Mínima/ Concentração Bactericida Mínima. A atividade larvicida dos OE’s e nanoemulsões foi executada frente a larvas Aedes aegypti e moluscicida frente a caramujos Biomphalaria glabrata. Através da CG/EM, o principal constituinte do OE de H. courbaril foi β-ocimeno (23,33%) e o OE de S. cumini foi isocariofileno (18,01%). Ambos os OE’s apresentaram atividade antioxidante relevante e baixa toxicidade frente a Artemia salina. Os OE’s e nanoemulsões apresentaram atividade bactericida frente a todos os microrganismos testados. Observou-se ação de ambos os OE’s como larvicida onde foi determinada a CL50 para o OE de H. courbaril de 16,6 mg L-1 e a nanoemulsão do OE de H. courbaril de 17,90 mg L-1 e para S. cumini de 29,58 mg L-1 e a nanoemulsão do OE de S. cumini de 39,45 mg L-1. O ensaio moluscicida comprovou CL50 44,76 mg L-1 para S. cumini e a nanoemulsão do OE de S. cumini de 45,07 mg L-1 e CL50 37,34 mg L-1 para H. courbaril e a nanoemulsão do OE de H. courbaril de 38,68 mg L-1. Por fim, os resultados obtidos mostraram resultados significativos e são encorajados pelo potencial uso dos produtos obtidos no controle e combate dos microrganismos e organismos testados.
Interno - 1016803 - LEONARDO SILVA SOARES
Externo ao Programa - 1100181 - MARIA DA GLORIA ALMEIDA BANDEIRA