???iracessibilidade???

DISCENTE: GEIZIANE OLIVEIRA GOMES SANTOS
DATA: 16/06/2021
LOCAL: Plataforma googlemeet
TÍTULO: DINÂMICA AMBIENTAL DO MERCADO DO PEIXE DO PORTINHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE – SÃO LUIS, MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Ambiental. Higiene dos Alimentos. Saneamento de Feiras.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Em mercados e feiras de alimentos, a saúde ambiental possui efeito tanto no produto comercializado quanto na saúde de seus comerciantes e consumidores. Esta pesquisa teve por objetivo discutir a saúde ambiental do Mercado do Peixe de São Luís/MA a partir de dinâmica espacial, de distribuição, comercialização e os fatores de prevalência para seu histórico sanitário. O Mercado do Peixe do Portinho é compreendido como um conjunto comercial de dois mercados (Interno e Externo), sendo considerado um dos maiores centros de comercialização e de distribuição de pescado no estado do Maranhão. Trata-se de estudo de caráter descritivo, explicativo e de estudo de caso, inserido no universo da pesquisa participativa e com base iconográfica, com abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um Protocolo de Pesquisa de Campo, que incluía o contexto da Pandemia de COVID-19. A coleta de dados ocorreu por intermédio do levantamento de dados secundários e documental, entrevistas com os gestores do mercado e com órgãos públicos; aplicação de questionário, e pesquisa iconográfica com o uso de fotografias. A análise de dados espaciais utilizou ferramentas de geoprocessamento e, para as informações mais qualitativas das entrevistas e formulários, foi realizada análise de conteúdo. Identificou-se que os trabalhadores possuem entre 11 a 30 anos de trabalho no mercado, com presença majoritária de indivíduos do sexo masculino (80%). Foi possível constatar que o Mercado do Peixe continua a ter elevada importância econômica e comercializa diferentes de tipos de pescado, oriundo de diversas regiões do Brasil. A maioria dos comerciantes perceberam a limpeza do mercado como ruim, descreverem dinâmicas desiguais de abastecimento de água, com relatos de restrição ao uso de banheiros. Para mais de 80% dos comerciantes, a manipulação do pescado possui relação com a saúde, no entanto, cerca de 70% dos comerciantes compreenderam que o ambiente do mercado pode trazer riscos à saúde. Em outubro de 2020, cerca da metade dos comerciantes havia contraído Covid-19 (47%), e, aproximadamente, 30% dos comerciantes continuaram suas atividades no mercado mesmo com sintomas gripais durante a pandemia. Os principais desafios do mercado citados pelos comerciantes foram: a falta de estrutura, desassistência de órgãos públicos, educação ambiental, inundação pela maré, falta de segurança e limpeza. Dessa forma foi possível identificar que as problemáticas relacionadas às dinâmicas ambientais do mercado possuem riscos significativos para a saúde dos comerciantes e do pescado comercializado. Dentre os fatores de prevalência para as condições higiênicossanitárias do mercado, destaca-se o não reconhecimento do Mercado Externo como parte do Mercado do Peixe por parte de seus comerciantes e dos órgãos públicos, tornando-o vulnerável à emergência de problemas em saúde pública. Este trabalho demonstra que os mercados públicos podem ser espaços de disseminação de doenças como Covid-19, principalmente quando tanto os comerciantes como os consumidores são desassistidos das políticas de promoção da saúde. Essa pesquisa trouxe as vozes e percepções dos comerciantes, no sentido de realizar uma interlocução com órgãos de governo, ratificando a necessidade do estreitamento das relações entre mercados e poder público para a efetivação de intervenções estruturais já anunciadas para o mercado. Além disso, este trabalho representou uma grande oportunidade para a universidade se aproximar e contribuir com as questões de um mercado com importantes aspectos econômicos, sociais, de saúde e culturais para a cidade de São Luís e no estado do Maranhão.
Externo à Instituição - HELENA RIBEIRO - USP
Presidente - 2326833 - JOSE AQUINO JUNIOR