???iracessibilidade???

DISCENTE: ISNARA MIRANDA SANTOS DE CARVALHO
DATA: 28/06/2021
LOCAL: Plataforma googlemeet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DA Aniba rosaeodora Ducke (PAU-ROSA))
PALAVRAS-CHAVES: Produtos naturais; Infecção alimentar; Microrganismos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A intoxicação alimentar está entre os agravos mais comuns nas unidades de pronto atendimento, sendo resultantes em sua vasta maioria, por ingesta de alimentos e água contaminados por microrganismos. Os produtos naturais vêm se tornando uma terapêutica alternativas de forte relevância no tratamento de doenças, onde os óleos essenciais extraídos de plantas têm sido estudados quanto aos seus potenciais, dentre eles, potencial antimicrobiano e antioxidante, tendo evidencias comprovadas em pesquisas. A Aniba rosaeodora Ducke (Pau Rosa), por sua grande relevância comercial e em pesquisas, principalmente por seu constituinte majoritário, o linalol, foi colocado nesta pesquisa para a comprovação de seus potenciais, cujo objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana do óleo essencial deste vegetal, suas possíveis propriedades antioxidante e suas características físico-químicas. O estudo teve esse óleo essencial extraído de 30g de galhos de Pau Rosa, que foi submetido a desidratação, secagem, trituração em moinho de facas, passando pelo processo de hidrodestilação no sistema Clevenger e posteriormente analisado seu rendimento e solubilidade em etanol. Foi feito análise química por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG-EM) e determinados as atividades antimicrobiana e antioxidante deste estudo. A toxicidade foi realizada através do bioensaio de Artemia salina Leach e a atividade microbiana foi realizada utilizando o Método de Difusão de Discos (MDD) empregando cepas de E. coli, S. aureus, P. aeruginosa, Salmonella sp, Aspergilus niger, Colletotrichum sp e Penicillium sp, doadas pelo Laboratório de Microbiologia de Controle de Qualidade de Alimentos e Água da Universidade Federal do Maranhão (PCQA/UFMA) e a Concentração Inibitória Mínima (CIM) utilizou-se de diluição em caldos. Para a avaliação antioxidante, foi utilizado a técnica de sequestro de radicais ABTS com CE 50 por regressão linear e foi analisada também a capacidade de sequestrar o radical estável DPPH dos antioxidantes presentes na amostra. O principal constituinte químico encontrado no óleo essencial de A. rosaeodora foi o linalol com 63,16%, sendo considerado grande promissor para síntese farmacêutica. No ensaio de toxicidade, o LC 50 variou de 582 mg L -1 a 282 mg L -1 , sendo classificado como não tóxico. Foi demonstrado o potencial antimicrobiano frente cepas de E. coli, S. aureus, P. aeruginosa, Salmonella sp, Aspergilus niger, e Penicillium sp, além da atividade antioxidante ter sido fortemente notado nos testes executados desequestro de radiciais tanto ABTS quanto DPPH. Dessa forma, o óleo essencial deste estudo apresentou-se atóxico e com atividade antimicrobiana e atividade antioxidante relevante. Foi possível avaliar que óleo essencial da Aniba rosaeodora Ducke é composto por substâncias que possuem um bom resultado no que foi proposto frente aos métodos utilizados nesta pesquisa, podendo ser utilizado juntamente com outros produtos tanto para prevenção como tratamento de agravantes para a saúde, incentivado assim seu potencial de aplicação.
Interno - 1016803 - LEONARDO SILVA SOARES
Externo ao Programa - 1100181 - MARIA DA GLORIA ALMEIDA BANDEIRA