???iracessibilidade???

DISCENTE: JULIANA CARLINE ABREU MARTINS COSTA
DATA: 21/10/2021
LOCAL: google meet
TÍTULO: COMPORTAMENTOS DE RISCO A SAÚDE EM ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Promoção de saúde. Fatores de risco. Estudantes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Comportamentos de risco são comportamentos que podem ser considerados como potencialmente capazes de ameaçar à saúde e reduzir a qualidade de vida do indivíduo. O presente estudo tem como objetivo verificar a prevalência dos comportamentos de risco à saúde em estagiários dos cursos da área da saúde da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em estagiários dos cursos de Enfermagem, Educação física, Farmácia, Medicina e Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o período de coleta de dados foi realizado nos meses de setembro a dezembro de 2020. A população foi constituída por universitários regularmente matriculados nos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFMA no ano letivo de 2020. Foi realizado um levantamento do quantitativo de alunos dos cursos referidos no período letivo de 2020.2. Entretanto, devido a medidas de isolamento social relacionado à Pandemia de Covid19, como a paralisação de aulas e de estágio presenciais, aliada às solicitações de antecipação de colação de grau, esta estimativa ficou variável, para muitos cursos. Os dados foram coletados por meio do questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS) que tem como objetivo avaliar comportamentos de risco, comportamentos de saúde e percepção do envolvimento com a família, amigos e universidade). Para análise dos dados foi realizada aplicação de estatísticas descritivas. Para estabelecer os fatores de risco associados à adoção de comportamento indesejado será utilizado o teste qui-quadrado de Pearson e teste qui-quadrado sendo analisada associação ideal. Para o processamento de dados foi utilizado o pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences 10. O Projeto foi submetido à plataforma Brasil, e possui parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com no 3.624.872. Os resultados constituiu-se de 31 estagiários, por se tratar de um ano letivo atípico, visto que boa parte não estavam de fato realizando o estágio. Diante disso, predominaram estagiários na faixa etária dos 23 a 25 anos – 20 (60,5%), com média etária de 24,8 anos, sexo feminino – 22 (70,9%), etnia auto-referida branca – 12 (38,7%). tem-se uma relação direta entre o intervalo de idade menores de 22 anos de idade e no intervalo de 28 a 30 anos de idade, tendo uma associação para um comportamento de risco de andar de motocicleta sem a utilização de capacete ou mesmo raramente usá-lo, tendo associação significativa por (p X 2 = 0,43), com predominância para o universitário do sexo Masculino (pX 2 = 0,37), quando ao curso que apresentaram maior relação ao comportamento tivemos os cursos de farmácia e educação física com pX 2 = 0,007. Existe um aumento gradativo de comportamento relacionado a suicídio, onde temos que 25,80% (n=8) da amostra afirmou “pensa seriamente em cometer suicídio”, com 16,12% (n=5) “planejou cometer suicídio”, tendo desses a tentativa efetiva de uma pessoa ou seja, 3,22% (n=1). quando fumou um cigarro inteiro pela primeira vez? tem-se associação de p X2 0,003, com 11,11% do sexo masculino, iniciando com idade de 8 anos ou menos e (14) 44, 44% sexo masculino com idade de 17 anos, com (04) 13,64%; sexo feminino com idade de 15 ou 16 anos e (03) 9,09% com 17 anos ou mais. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. Quando avaliado o comportamento risco associado a prática sexual Conforme análise sobre comportamento sexual dos estagiários dos cursos da área da saúde, a tabela 13, no bloco 8, apresenta comportamento de risco associado ao número de parceiro, sendo que (10) 33,33% da amostra de 29 a 30 anos afirmou ter relação com 6 pessoas ou mais. Fato que chama atenção por ter se tratado de um período pandêmico, onde se estavam em isolamento social. Sendo tal comportamento associado ao curso de educação física quando realizado a associação do qui-quadrado de person e com pX2 0,03. Vale enfatizar que houve a presença da afirmação de ter relação sexual com mais de 2 pessoas em todos os cursos da amostra. O resultado deste estudo evidencia que os universitários são vulneráveis a inúmeros comportamentos de risco ao ingressarem no ensino superior e que comportamentos como o consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, associados a direção irresponsável, sentimento de tristeza e prática sexual, além do sedentarismo apontam para um futuro preocupante para estes discentes que são em sua maioria jovens e que buscam na universidade a primeira porta de entrada ao mercado de trabalho.
Presidente - 2222816 - ELOISA DA GRACA DO ROSARIO GONCALVES
Interno - 2326833 - JOSE AQUINO JUNIOR