???iracessibilidade???

DISCENTE: ELLEN FERNANDA MONTEIRO COPES
DATA: 05/11/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: Perfil e conhecimento dos trabalhadores dos Bares e Restaurantes Maranhão sobre coleta seletiva
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente. Contaminação. Resíduos Sólidos. Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O crescimento acelerado das populações nas cidades e o notável aumento na produção de resíduos sólidos, ocasionado pela evolução das necessidades básicas dos indivíduos, concorrem para o agravamento das questões ambientais, como a degradação de recursos naturais e consequentemente de fatores que comprometem a saúde. Desta forma, a pesquisa objetivou verificar o conhecimento de colaboradores de bares e restaurantes da avenida Litorânea de São Luís sobre coleta seletiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e com abordagem quali-quantitativa, realizada em 36 estabelecimentos, onde foi aplicado um formulário com 11 perguntas que argumentavam sobre o que a população faz com o lixo? Que práticas adotar nos diferentes extratos para que minimizem os impactos relacionados a saúde e ambiente? Quais os meios de comunicação utilizavam para ter informações sobre coleta seletiva? Se os respondentes conheciam as doenças geradas pelo lixo e quais métodos realizavam para descarta-lo? As empresas adotam políticas pública para minimizar o problema? As entrevistas foram realizadas no período compreendido entre março e maio de 2021, com uma amostra probabilística de 165 colaboradores. Os dados foram categorizados e inseridos no programa estatístico STATA 14.0 e aplicado o teste do Qui-quadrado (χ 2 ) de associação entre a variável Conhecimento sobre a coleta seletiva, com as demais variáveis (sexo, idade, escolaridade, meios de comunicação e dias de trabalho). A partir das respostas obtidas percebeu-se que o conhecimento dos entrevistados com relação aos questionamentos realizados independe do gênero e escolaridade, notando-se uma relevância na faixa etária e no nível de renda. No que se refere à coleta seletiva dentro do ambiente laboral, observou-se que os extratos populacionais têm conhecimentos dos pontos de coleta e as contaminações geradas pelo lixo, assim como o que ocasiona a contaminação do ambiente. Os respondentes mostraram conhecimentos das doenças adquiridas pela falta de conscientização no manuseio do processo de recolhimento deste material, ressaltando quais ações educativas podem ser adotadas no processo de reutilização de resíduos e a forma mais eficiente de divulgação.
Presidente - 6406410 - ANTONIO CARLOS LEAL DE CASTRO
Interno - 1016803 - LEONARDO SILVA SOARES