???iracessibilidade???

DISCENTE: HALANA TEREZA MARQUES DE JESUS AMBROSIO
DATA: 06/12/2023
LOCAL: Auditório do PPGSA-UFMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E AMBIENTE.
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente escolar. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Kahoot.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Educação Ambiental e os seus princípios envolvem a qualidade de vida em todos os seus aspectos, de maneira diretamente interligada a saúde pública, tendo em vista transformar o ambiente ocupado pela sociedade em um local favorável à vida digna. O presente estudo, tem como objetivo sensibilizar estudantes de ensino médio, no município de São Luís/MA para atuarem como multiplicadores de informações sobre doenças de veiculação hídrica em seus lares e adjacências. A pesquisa foi pautada por meio de uma revisão sistemática atrelada a educação ambiental com enfoque em doenças de veiculação hídrica e suas variáveis intervenientes e um estudo de base qualitativa, de pesquisa participante no qual foram levantados dados secundários e primários. A revisão sistemática incluiu para análise 52 artigos; obedecendo os itens recomendados pela declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses) e estes foram classificados em dois grupos de categorias. A investigação qualitativa se deu em três escolas, todas com a oferta de ensino médio, sendo o tipo amostral selecionado por conveniência e universo amostral composto por estudantes e professores das três escolas selecionadas, foram incluídos 60 professores e 100 alunos. Os dados obtidos e analisados foram retirados a partir das respostas adquiridas pelos questionários feitos com os professores da escola, e das planilhas de dados retiradas do Kahoot aplicado com os alunos. Em relação a revisão sistemática, evidenciou-se especificamente a relação direta das doenças de veiculação hídrica com a falta de saneamento, precariedade nos serviços básicos em saúde, habitação, e bem-estar social. Já a pesquisa participante contribuiu a respeito da educação ambiental, em especial, como esta pode melhor integrar informações sobre doenças de veiculação hídrica por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O estudo também se propôs a avaliar e gerar propostas pedagógicas de educação ambiental na propagação de novas informações e percepções socioambientais de jovens sobre as doenças de veiculação hídrica.
Presidente - 2326833 - JOSE AQUINO JUNIOR
Interno - 1016803 - LEONARDO SILVA SOARES