???iracessibilidade???

DISCENTE: ELIOENAI DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Apresentação online - via google meet
TÍTULO: ECOMORFOLOGIA, MORFOMETRIA E ALIMENTAÇÃO DE PEIXES DA RESERVA DE ITAMACAOCA, BACIA DO RIO MUNIM, LESTE MARANHENSE
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade, Conservação, Diversidade de Espécies, Ecologia de Peixes.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A ictiofauna de água doce da região Neotropical é a mais rica em espécies do mundo, compreendendo mais de 6.000 espécies já descritas, e estima-se que esse número possa chegar a mais de 9.000 espécies descritas nos próximos anos. Dentro dessa mega diversidade, os peixes de pequeno porte apresentam uma abundância expressiva, correspondendo a 70% de toda a ictiofauna Neotropical. A Mata de Itamacaoca é uma das poucas áreas urbanas protegidas da Bacia do Alto Rio Munim, Estado do Maranhão, Brasil. Embora, a Bacia do Alto Rio Munim seja uma das principais drenagens da Unidade Hidrológica do Maranhão, existem poucos estudos publicados que enfoquem levantamentos ictiológicos e trabalhos taxonômicos desta bacia. Em face dessa lacuna, este estudo propôs fornecer um inventário e analisar os padrões morfológicos e tróficos da comunidade de peixes da Mata de Itamacaoca, Bacia do Alto Rio Munim. A amostragem foi conduzida em cinco locais de coleta distribuídos dentro dos limites da Mata de Itamacaoca, bacia do alto rio Munim. Um total de seis ordens, 13 famílias e 23 espécies de peixes foram encontradas, sendo que a ordem com maior riqueza de espécies, considerando todos os trechos, foi Characiformes seguida por Cichliformes. Não houve espécies exóticas invasoras coletadas na área de estudo. Dez espécies apresentaram crescimento alométrico negativo. A população de Nannostomus beckfordi, espécie mais abundante da área, apresenta algumas evidências de estratégias ecológicas estáveis em termos de ecomorfologia relacionadas com as estações e regime de vazão. Variações morfológicas em conjunto com a disponibilidade de recursos determinaram as diferenças dietéticas, bem como o perfil trófico da comunidade de peixes da Mata de Itamacaoca. Por fim, os resultados apresentados evidenciam a importância da integridade dos ecossistemas aquáticos para a estruturação trófica e ecomorfológica da ictiofauna e fornece informações que podem contribuir para a comparação com outros ambientes intocados e para a avaliação de riachos perturbados.
Presidente - 2250605 - FELIPE POLIVANOV OTTONI
Interno - 1554809 - JORGE LUIZ SILVA NUNES