???iracessibilidade???

DISCENTE: BRUNA RAMOS DA COSTA
DATA: 24/04/2024
LOCAL: meet.google.com/nbe-okme-zze
TÍTULO: Caracterização das Alterações Bucais em Crianças e Adolescente com Doença Renal Crônica
PALAVRAS-CHAVES: Doença renal crônica. Crianças. Adolescente. Saúde bucal. Manifestações bucais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: A doença renal crônica (DRC) é uma patologia cercada por alterações clínicas e laboratoriais que culminam, dentre outras manifestações, no surgimento de modificações na cavidade bucal provenientes da terapêutica ou da própria alteração sistêmica causada pela doença. Objetivo: caracterizar manifestações orais presentes na cavidade bucal durante o tratamento em hemodiálise e do acompanhamento clínico de crianças e adolescentes com doença renal crônica. Método: Trata-se de estudo transversal com 50 pacientes, de 4 a 18 anos. Foi aplicado um questionário para coleta de dados sociodemográficas, história médica, hábito alimentar e condição de higiene bucal e um correferido ao perfil de impacto na saúde bucal- 14(OHIP‐14) para avaliar qualidade de vida (QVRSB). O exame intraoral foi realizado sobre iluminação natural para avaliação da experiencia cárie dentária e condição periodontal. Resultado: Observou-se que 30 participantes (60%) eram do sexo masculino, sendo 28(56%) concentravam-se na faixa etária de 10 anos ou mais e 36(72%) com cor da pele parda, os pacientes em hemodiálise foram (21/42%) e (29/58%) os pacientes em acompanhamento clínico. Quanto aos achados odontológicos, (40/80%) tinham sangramento a sondagem e cálculo dental, apresentaram carie dentaria (20/40%) e biofilme (50/100%) das crianças. Não houve associação entre a presença de cálculo dentário e hábito alimentar. Conclusão: As crianças com doença renal crônica apresentaram níveis elevados de cálculo dental, sangramento a sondagem e biofilme dental. À medida que a doença renal atingiu níveis elevados de TFG os índices de ICDAS foi menor.
Externo à Instituição - ANNA CLARA FONTES VIEIRA - UFDPAR
Presidente - 407658 - CLAUDIA MARIA COELHO ALVES