???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA SUZANA VIEIRA COSTA

2020-09-17 09:54:20.365

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA SUZANA VIEIRA COSTA
DATA: 24/09/2020
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
TÍTULO: IDOSOS QUILOMBOLAS: CONDIÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS DE CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM MUNICÍPIO DA BAIXADA MARANHENSE.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde; Idoso, Grupo com Ancestrais do Continente Africano. Processo de trabalho. Condições Sociais
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: O Brasil é um país que apresenta rápido processo de envelhecimento da sua população. Porém, este ocorre em condições de desigualdades socioeconômicas individuais e contextuais, e elevadas necessidades de saúde. Um dos grandes desafios desse cenário é garantir a atenção à saúde aos idosos residentes de áreas remotas, como comunidades quilombolas. Estas comunidades estão em quase todos os estados do Brasil, sendo o Maranhão o segundo com maior número delas. Objetivo: analisar as condições sociais e de saúde, e a atuação das práticas de cuidados da Atenção Primária em relação à saúde dos idosos, bem como as práticas tradicionais de saúde existentes nas comunidades quilombolas de um município da Baixada Maranhense. Métodos: nesse estudo realizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa. A etapa inicial da pesquisa trata-se de inquérito domiciliar transversal, com 208 idosos. Todos os entrevistados preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, a partir daí, foram convidados a responder questionários sobre as condições socioeconômicas, demográficas, sanitárias, comportamentos de saúde e morbidades referidas. Após a coleta dos dados, estes foram digitados e seguiu-se análise dos dados no programa Stata® versão 14 (StataCorp LP, College Station, Texas, Estados Unidos). Foram estimadas as frequências absolutas e relativas das variáveis do estudo. Apresentaram-se as prevalências das morbidades referidas e de multimorbidades (≥2 e ≥3 doenças crônicas) controladas por sexo e idade. O Teste Exact de Fisher ou teste de Qui-quadrado foram realizados e as diferenças consideradas estatisticamente significantes quando p≤0,05. Quanto a abordagem qualitativa, utilizou o método etnográfico, com uso de técnica de observação participante e como instrumento o roteiro de campo e o diário de campo. Resultados: O artigo 1 teve como resultado que a maioria dos idosos quilombolas vivem em precária situação socioeconômica, sanitária e de saúde, entre eles a prevalência de multimorbidade foi elevada. O segundo artigo os resultados demonstram que as condições e o processo de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores da ESF revelam as dificuldades na produção e na continuidade da oferta do serviço de saúde. Percebe-se que a assistência aos idosos está centrada nas questões nosológicas, e são quase inexistentes as ações no sentido de estabelecer o diálogo entre os profissionais de saúde e os idosos praticantes dos saberes populares. Conclusão: os resultados revelam a necessidade de ações efetivas que consigam diminuir essas desigualdades e fragilidades que comprometem o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, é importante rever as reivindicações dos idosos do quilombo referentes ao acesso às políticas públicas básicas enquanto cidadãos de direitos sociais e de saúde.
Co-orientador - 1159347 - BRUNO LUCIANO CARNEIRO ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HILTON PEREIRA DA SILVA - UFPA
Externo à Instituição - LUIS EDUARDO BATISTA - IFSP
Presidente - 927.413.047-34 - RUTH HELENA DE SOUZA BRITTO FERREIRA DE CARVALHO - UERJ