???iracessibilidade???

DISCENTE: FRANCISCO JONATHAS RODRIGUES NOGUEIRA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: On-line
TÍTULO: Caracterização molecular de genes de virulência em bactérias Gram-negativas isoladas de pacientes com pneumonia.
PALAVRAS-CHAVES: patógenos; infecção; pneumonia; Gram-negativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A pneumonia é uma doença que acomete o sistema respiratório, aguda e multifatorial, atingindo o parênquima pulmonar, onde desenvolve inflamação de causa infecciosa. O diagnóstico da pneumonia é feito a partir do somatório de informações clínicas, radiológicas e microbiológicas. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS) foi a segunda maior causa de hospitalização no ano de 2017. Algumas bactérias são comumente encontradas, como Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, dentre outras. Além disso, há alguns casos em que a doença é causada por mais de uma bactéria, mas muitas vezes a clínica não consegue identificar. Estes microrganismos têm como fator importante a patogenicidade, permitindo aptidão para causar uma doença, principalmente se aliada a fatores de resistência aos antimicrobianos. A expressão de genes codificadores de fatores de virulência está muitas vezes ligada à patogenicidade dos microrganismos, sendo alguns exemplos adesinas, toxinas, invasinas, dentre outros, que agem inviabilizando o sistema imunológico. Além disso, muitos fatores relacionam-se à adesão das bactérias às células, sendo o mais comum a formação de biofilme. O objetivo deste trabalho foi caracterizar genes de virulência em bactérias Gram-negativas isoladas de amostras de secreções respiratórias de pacientes com pneumonia internados em UTIs de hospitais de São Luís. O trabalho por aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Ceuma, sob o parecer nº 766.690/2014. As amostras de secreção respiratória foram obtidas por conveniência em um laboratório de São Luís, feita sua identificação pelo MALDI-TOF e posterior antibiograma pelos métodos VITEK e Kirby-Bauer. O DNA bacteriano foi obtido pelo método de fervura, e posteriormente foi feita a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e eletroforese em gel de agarose. Foram isoladas 135 amostras de secreções traqueais de 129 pacientes internados em UTIs, sendo 102 Gram-negativas, de 15 espécies, ao todo. A maior parte dos pacientes foi do sexo masculino, com maior frequência de idosos. A baumannii e P. aeruginosa foram as mais frequentes, como 35,3% e 29,4% do total de bactérias isoladas, respectivamente. De modo geral, houve uma maior sensibilidade à amicacina, imipenem, meropenem e polimixina B. No entanto, ambas apresentaram elevadas taxas de resistência a diversos antimicrobianos, incluindo alguns carbapenêmicos. Outros microrganismos, como Serratia marcescens, foi totalmente resistente à ampicilina e a Escherichia coli apresentou alta resistência à ciprofloxacina. Até o momento, 8 genes de virulência foram pesquisados para P. aeruginosa: phzI com 20,0% de frequência; exoU (16,7%); toxA (13,3%); exoT e phzM (10,0%); pilA (3,3%); apr e pilB (0,0%). Além disso, também foram pesquisados os genes de resistência blaoxa23 e blaoxa51, identificados em 37,89% do total de amostras. O que se espera deste trabalho é avaliar o perfil de bactérias em relação aos fatores de virulência, seu perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos, bem como um melhor entendimento acerca do comportamento de fatores de virulência no que diz respeito à permanência de pacientes com pneumonia em UTI e seu prognóstico.
Interno - 704.101.861-04 - EDUARDO MARTINS DE SOUSA - UNICEUMA
Interno - 407637 - VALERIO MONTEIRO NETO