???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRICA ALESSANDRA CALDAS

2022-11-11 16:48:49.877

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉRICA ALESSANDRA CALDAS
DATA: 30/11/2022
LOCAL: REMOTO
TÍTULO: ALTERAÇÕES FUNCIONAIS COCLEOVESTIBULARES EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM DIÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Diálise; Testes de função vestibular; Perda auditiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Doença renal crônica é caracterizada pela redução da função renal de forma progressiva e irreversível, e pode ser classificada de acordo com a taxa de filtração glomerular. Quando esta taxa atinge valores muito baixos, encontramos o que é chamado de falência funcional renal, fazendo-se necessário algum tipo de terapia renal substitutiva. A hemodiálise, uma dessas TRS pode induzir mudanças eletrolíticas, bioquímicas, imunológicas, osmóticas e vasculares que são capazes de levar a alterações no funcionamento da orelha interna. Tais mudanças podem provocar sintomas além da perda auditiva alterações vestibulares. Objetivo: Determinar quais alterações cocleovestibulares acometem pacientes com diagnóstico de doença renal crônica antes e depois da hemodiálise. Método: Estudo clínico com corte transversal desenvolvido no setor de nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. A amostra foi constituída por 30 indivíduos com idades entre 18 e 59 anos com diagnóstico de DRC em tratamento hemodialítico. Foi realizado o teste v-HIT para avaliação vestibular e a pesquisa das emissões otoacústicas produto de distorção (EOA-DP) e emissões otoacústicas transientes (EOA-TE) para avaliação coclear. Todos os testes foram realizados antes e após a sessão de hemodiálise. Resultados: Não foram observadas alterações vestibulococleares estatisticamente significativas na amostra analisada. Conclusão: Uma única sessão de hemodiálise não altera o sistema cocleo vestibular.
Interno - 3104681 - JOSE ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO
Externo à Instituição - MARIA CLAUDIA GONCALVES - UNICEUMA