???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ALESSANDRA PORTO DE MACEDO COSTA

2023-01-04 08:27:32.861

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA PORTO DE MACEDO COSTA
DATA: 12/01/2023
LOCAL: Video-conferencia
TÍTULO: CARCINOMA HEPATOCELULAR EM PORTADORES CRÔNICOS DO VÍRUS DA HEPATITE B: INCIDÊNCIA, FATORES DE RISCO E ACURÁCIA DE ESCORES PREDITORES
PALAVRAS-CHAVES: Hepatite B crônica, cirrose hepática, carcinoma hepatocelular, incidência, vigilância, fatores de risco,prevalência, vigilância, PAGE-B, REACH-B
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Artigo 1: Introdução e objetivo: A hepatite B crônica (HBC) é o principal fator de risco para o carcinoma hepatocelular (CHC). A incidência do CHC em portadores de HBC, assim como a extensão em que o tumor se desenvolve na ausência de cirrose, permanece incerta no Brasil. Este estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do rastreamento do CHC em um serviço especializado e determinar a incidência nos portadores de HBC, com ênfase nos fatores de risco, visando identificar pacientes de alto risco. Material e métodos: Este foi um estudo de coorte retrospectivo de 1.040 portadores de HBsAg por mais de 6 meses, acompanhados em um único serviço de um estado do nordeste do Brasil. A taxa de incidência do CHC foi calculada considerando os novos casos que ocorreram durante o período de acompanhamento analisado no estudo. A incidência cumulativa de CHC foi analisada por Análise de sobrevida de Kaplan–Meier. Para a análise dos fatores preditores de desenvolvimento de CHC a técnica de regressão de Cox foi utilizada. Resultados: Entre os 1.040 pacientes, 53,7% eram mulheres e a mediana da idade foi de 48 anos. A mediana do tempo de acompanhamento foi de 52 meses. A mediana do intervalo entre as consultas foi de 6,55 meses, sendo que em 75% da amostra o intervalo foi de até 8 meses e o acompanhamento regular foi feito pelo mínimo por 96 meses. Quanto à incidência do CHC, 30 (2,9%) pacientes desenvolveram CHC. Todos eram cirróticos. A taxa de incidência de CHC para toda a população foi de 5,3 por 1000 pessoas/ano. Apenas a idade e o HBeAg positivo estiveram independentemente associados a um risco aumentado de desenvolvimento de CHC. Conclusão: A presença de cirrose em todos os pacientes que desenvolveram CHC em uma amostra de portadores do VHB de um único centro brasileiro, em que a vigilância foi efetiva em 75% da amostra, é um dado bastante relevante, reforçando a importância da vigilância rigorosa e periódica nos pacientes cirróticos. Artigo 2 publicado: Introdução e objetivo: A infecção crônica pelo vírus da hepatite B é a principal causa de cirrose, insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular (CHC) em todo o mundo. Este estudo tem como objetivo avaliar a acurácia dos escores PAGE-B e REACH-B em predizer o risco de desenvolver CHC em pacientes com hepatite B crônica acompanhados regularmente em um serviço de referência no Estado do Maranhão. Materiais e métodos: Estudo de coorte histórica, longitudinal, retrospectivo, realizado a partir da revisão de prontuários de pacientes com hepatite B crônica. Foram calculados os escores PAGE-B e REACH-B e a acurácia dos escores em predizer o risco de CHC na população estudada foi avaliada. Resultados: Foram incluídos 978 pacientes, com mediana de idade em torno de 47 anos, a maioria do sexo feminino e não cirróticos. CHC foi identificado em 34 pacientes. Trombocitopenia, carga viral elevada, sexo masculino e idade estiveram associados à ocorrência de CHC. A curva ROC para o escore PAGE-B apresentou valor de 0,78 e para o escore REACH-B de 0,79. O ponto de corte para PAGE-B foi de 11 pontos para maior sensibilidade e para REACH-B 7,5 pontos considerando maior sensibilidade e 9,5 pontos considerando maior especificidade. Conclusão: Os escores PAGE-B e REACH-B foram capazes de predizer o risco de desenvolver CHC na população estudada. O uso de escores de estratificação de risco é útil para reduzir os custos associados ao rastreamento do CHC.
Presidente - 551361 - ADALGISA DE SOUZA PAIVA FERREIRA
Interno - 407707 - CONCEICAO DE MARIA PEDROZO E SILVA DE AZEVEDO