???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA LIMA SOARES

2023-02-24 08:15:08.762

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA LIMA SOARES
DATA: 01/03/2023
LOCAL: REMOTO
TÍTULO: FATORES NUTRICIONAIS ENVOLVIDOS NA ORIGEM DESENVOLVIMENTISTA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: baixo peso ao nascer; epigenética; exercício pliométrico; tabagismo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A desnutrição materna expõe milhares de crianças ao baixo peso ao nascer e suas repercussões, como diabetes tipo 2, síndrome metabólica, disfunções cardiovasculares, aumento da adiposidade e disfunções musculares decorrentes da escassez de nutrientes durante período intrauterino, que podem perdurar por toda a vida adulta. Deste modo, entender os principais fatores de risco do comportamento e metabolismo da população adulta fértil brasileira associados ao BPN, além de melhor compreender, com base epigenética, as alterações na expressão gênica oriundas dessa condição associadas à obesidade na infância e adolescência permitindo a continuidade da caracterização dessa complexa condição, e, posteriormente explorar a capacidade da intervenção com exercício pliométrico nessas crianças para possível atenuação dos prejuízos causados, tem grande relevância no entendimento da extensão das repercussões do BPN além de auxiliar à elaboração de políticas públicas efetivas na melhora da saúde e qualidade de vida da população. Para tanto, realizamos estudo ecológico coletando dados do Global Health Data Exchange (GHDx) e de fontes oficiais do governo brasileiro, totalizando 338 observações estaduais por ano. O valor sumário da exposição (SEV) de BPN foi a principal variável dependente. Fatores de risco comportamentais 1 ano antes da observação de BPN (por exemplo, uso de tabaco, uso de álcool, dieta rica em bebidas açucaradas) e metabólicos (por exemplo, HBMI, pressão arterial sistólica alta) da população adulta em idade fértil (15-49 anos) foram as principais variáveis independentes. A associação entre BPN e alto índice de massa corporal (HIMC) em adolescentes (10-14 anos) 10 anos depois da observação de BPN também foi testada. Modelos de regressão linear multivariada de efeitos fixos com recortes temporais foram construídos ajustados para fatores socioeconômicos. Tabagismo de homens e mulheres adultas, consumo de álcool, dieta rica em bebidas açucaradas, pressão arterial sistólica elevada e IMC foram positivamente associados ao BPN de meninos e meninas. Quando ajustado para fatores socioeconômicos, um aumento de 1 ponto no SEV do tabagismo em homens foi associado a um aumento de 0,31 no SEV do BPN (IC95%: 0,11 a 0,51). Para as mulheres, tabaco 0,28 (IC95%: 0,15 a 0,41), uso de álcool 0,43 (0,01 a 0,86), pressão arterial sistólica elevada 0,17 (IC95%: 0,05 a 0,29) e HIMC 0,1 (IC95%: 0,04 a 0,18) foram associados ao BPN. Além disso, um aumento de 1 ponto no SEV de BPN foi associado a aumentos de HIMC de 10 a 14 anos (1,6 SEV, IC 95% 0,66 a 2,55). Essa associação foi perdida após o ajuste para o PIB per capita, sugerindo que a renda tem papel de mediação no impacto do BPN no HIMC da população peripúbere. BPN foi associado a vários fatores de risco em homens e mulheres, e as associações encontradas para as mulheres foram mais robustas.
Externo ao Programa - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Externo à Instituição - ISABELE GÓES NOBRE - UFPE