???iracessibilidade???

DISCENTE: FELIPE ALBERTH FERREIRA DE SOUSA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: PPGCS-Prédio CCBS/Integrado
TÍTULO: Avaliação Genético-Epidemiológica Dos Casos De Vírus Linfotrópico De Células T Humanas Tipo 1 e 2 (Htlv I / II) em Quilombos Maranhenses
PALAVRAS-CHAVES: Quilombos; Saúde pública; Prevalência; Epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: O vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV) se trata de um retrovírus oncogénico, silencioso, com possíveis manifestações clínicas severas, sendo o primeiro retrovírus descoberto e apresentando distribuição mundial com regiões de endemismo na América do Sul. Vírus esse que teve origem africana e chegou no Brasil devido ao intenso trafico de escravizados entre os séculos XVI e XIX. Atualmente estados como Bahia, Pará e Maranhão são os estados com os maiores índices de prevalência para o HTLV I e II, dessa forma tal pesquisa tem como grupo foco do estudo os quilombos do município de Alcântara e Itapecuru-mirim do Maranhão. Tornando-se pioneira na investigação nessas comunidades tradicionais maranhenses, onde seu possível perfil e condições são preocupantes para os fatores de vulnerabilidades à infeções sexualmente transmissíveis e a este vírus. O objetivo desse trabalho consiste em avaliar as vulnerabilidades desse grupo em relação ao HTLV. Foram realizadas coletas de amostras sanguíneas para realização de análises biomoleculares para investigação do vírus e seus subtipos. Em decorreria, como resultado, uma das comunidades analisadas apresentou uma prevalência elevada de 0,99%, indivíduos em sua maioria com baixa escolaridade, com presença de analfabetismo (20.2%) e apresentando baixo uso de preservativos (51,8%) em suas relações sexuais e com chances de transmissão familiar. Em conclusão os fatores sociodemográficos foram considerados aspectos preocupantes onde o vírus já se faz presente, fazendo necessário então o rastreio intrafamiliar, como também a busca em políticas públicas, e o enfrentamento e conscientização ao vírus HTLV.
Interno - 407707 - CONCEICAO DE MARIA PEDROZO E SILVA DE AZEVEDO
Interno - 407298 - SILMA REGINA FERREIRA PEREIRA