???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYDIANNE DOS SANTOS SOUSA

2024-03-14 14:24:18.576

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYDIANNE DOS SANTOS SOUSA
DATA: 14/03/2024
LOCAL: SALA 01 PPGCS-CCBS UFMA
TÍTULO: IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADO À DOR E A DISFUNÇÃO MUSCULAR NO ASSOALHO PÉLVICO DE PACIENTES COM ENDOMETRIOSE
PALAVRAS-CHAVES: Endometriose, Qualidade de vida, Inflamação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial localizado fora da cavidade uterina. A prevalência está em torno de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Pode ser assintomática, porém existe incidência maior com relatos de dismenorreia, dispareunia, dor pélvica crônica e/ou infertilidade. Entre os processos envolvidos na fisiopatologia da endometriose, a angiogênese e a inflamação são fundamentais. Dessa forma, essa pesquisa trata-se de um estudo descritivo de corte transversal qualitativo e quantitativo. A amostra foi constituída por 90 pacientes do sexo feminino, com diagnóstico de endometriose comprovado por exames de imagem e/ou biópsia, encaminhadas à Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras, Instituto Alisson Chianca e Clínica Fisioáudio no período de janeiro de 2021 à dezembro de 2023. As pacientes foram avaliadas através de ficha de anamnese de própria autoria, avaliação física e funcional do assoalho pélvico com biofeedback eletromiográfico miotool da Miotec por meio da escala New PERFECT, como também responderam ao questionário Endometriosis Health Profile Questionnaire (EHP-30), já validado em português. Foram submetidas a 05 (cinco) semanas de tratamento com 10 (dez) atendimentos de fisioterapia pélvica, ajustados em 5 (cinco) fases e posteriormente reavaliadas com os parâmetros iniciais. Na análise dos resultados, 88 pacientes completaram o estudo, com apenas 2 desistências. A escala new PERFECT apresentou melhora em P (Power-Força), E (Endurance-Sustentação), R (Repetion- Repetição), F (Fast- Contração Rápida) e E (Elevation- Elevação), assim como, os índices de C (Co-contração) e T (Timing- Contração Involuntária) com significância em todas variáveis com (p0,001) e grande valor de tamanho do efeito. O questionário EHP-30 também apresentou melhora em todos os seus índices do questionário central após a intervenção (p0,001) com grande valor de tamanho do efeito, com significância semelhante no EHP modular nas seções A, B e C, já nas seções D, E, F houve significância estatística (p0,001) porém com médio valor de tamanho do efeito. Desse modo, o presente estudo revelou impacto na qualidade de vida relacionado a dor e disfunção muscular nas pacientes com diagnóstico de endometriose, com significância de grande efeito para acompanhamento das pacientes pela fisioterapia pélvica com potencial melhora da dor pélvica e funcionalidade muscular, o que impactou diretamente da qualidade de vida dessas pacientes.
Externo à Instituição - FERNANDA OLIVEIRA SOUSA ARARUNA - UAB
Interno - 407246 - FLAVIA MARIA MENDONCA DO AMARAL