???iracessibilidade???

DISCENTE: JULIANNE DE AREA LEAO PEREIRA DA SILVA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Sala 03 do Prédio de Pos-Garduação do CCBS
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM HANSENÍASE ATENDIDOS EM HOSPITAIS DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: hanseníase; Mycobacterium leprae; doenças negligenciadas; qualidade de vida e saúde pública.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A hanseníase é caracterizada como uma doença infecciosa crônica, de notificação compulsória e tratamento obrigatório, cujo agente etiológico é bactéria gram-positiva Mycobacterium leprae. Ao longo do tempo, a hanseníase mantém-se como relevante endemia que persiste e ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, especialmente quando se analisa a sua alta incidência e alto poder incapacitante, associados aos estigmas sociais, econômicos, psicológicos e muitas vezes negligenciada pela sociedade. Objetivo: Avaliar fatores sociodemográficos e a qualidade de vida de pacientes com hanseníase atendidos em hospitais de referência no estado do Maranhão. Métodos: Estudo transversal, exploratória e abordagem quantitativa, os dados foram coletados de julho a novembro de 2023, por meio de entrevista face a face no Hospital Aquiles Lisboa e do Hospital Dr. Genésio Rêgo, tendo a amostra de 202 pacientes maiores de 18 anos. Para a obtenção dos dados, foram utilizados um formulário semiestruturado contendo as variáveis sociodemográficas e o questionário World Health Organization Quality of Life Group (WHOQOL-bref). Verificou-se diferença dos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio-ambiente do instrumento WHOQOL-bref com as características sociodemográficas por meio dos testes t de Student e o não paramétrico U Mann-Whitney para amostras com duas categorias e os testes ANOVA e Kruskal-Wallis para amostras com três categorias ou mais. Nível de significância adotado foi de p<0,05. Resultados: Houve predominância de indivíduos do gênero masculino, de idade entre 40 e 49 anos, pardos, com o ensino fundamental incompleto, sem ocupação e com renda menor que um salário-mínimo. Constatou-se que a média do escore da qualidade de vida (QV) geral se classifica como intermediária. Quanto aos domínios, o físico (42,66%) e ambiente (51,93%), influenciaram na diminuição da média da QV geral, visto que, obtiveram médias menores, em contrapartida o domínio psicológico (63,12%) e relações sociais (67,08%) obtiveram médias maiores, influenciando positivamente para uma QV melhor. Conclusões: O impacto dos fatores sociodemográficos sobre a qualidade de vida, reforça a necessidade de realização de uma assistência em saúde de maneira integral, compreendendo os determinantes sociais da saúde dessa população.
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL
Externo ao Programa - 2569601 - FRANCISCA JACINTA FEITOZA DE OLIVEIRA