Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLE PATRICIA LOPES CUNHA

2013-04-25 17:09:57.804

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLE PATRICIA LOPES CUNHA
DATA: 26/04/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula 1 do PGCULT/CCH
TÍTULO:

O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: uma análise no curso de graduação em Pedagogia a distância da UFMA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Avaliação Formativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação a Distância. 


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO:

Nesta pesquisa investiga-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moddle que é utilizado no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e a possibilidade de utilização de suas ferramentas para a realização da avaliação formativa. Para tanto, parte-se de um importante questionamento: Como utilizar as ferramentas do Moddle para empreender a avaliação formativa no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Maranhão? O presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recusrsos e ferramentas do AVA Moodle e sua utilização para a avaliação formativano curso de graduação em Pedagogia a distância da UFMA. E como objetivos específicos : analisar as principais teorias atuais sobre a avaliação da aprendizagem na EAD e avaliação formativa; verificar o modo como os professores do curso de Pedagogia a distância da UFMA estão realizando a avaliação de aprendizagem; realizar um levantamento das ferramentas disponíveis no AVA Moodle que possam ser utilizadas na avaliação formativa dos alunos no curso de graduação em pedagogia a distância da UFMA. A pesquisa se assenta na abordagem qualitativa, sendo quanto ao tipo, expoloratória e assumindo a forma de estudo de caso. Para alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidos as segintes etapas da pesquisa: levantamento e análise de fontes bibliográficas de teóricos brasileiros e estrageiros, pesquisa em meios eletrônicos, levantamento documental no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão (NEAD-UFMA), realização de entrevistas semi-estruturadas com professores do curso de Pedagogia a distância da UFMA e mapeamento do AVA Moodle e de suas ferramentas de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo ao Programa - 407631 - MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
Presidente - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO

fim do conteúdo