Banca de DEFESA: PAULA FIGUEIREDO DA SILVA

DATA: 13/12/2013
LOCAL: Sala de aula 1 do PGCULT/CCH
TÍTULO: UMA HISTÓRIA DO PIANO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Musical; História do Piano em São Luís; Escola de Música do Estado do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Esta Dissertação é constituída de um resgate histórico sobre o ensino musical e pianístico em São Luís do Maranhão. Adentrando-a, logo no primeiro capítulo, situo ligeiramente o ensino musical no Brasil como um todo, desde os primeiros educadores musicais, os jesuítas, passando pelas últimas alterações legislativas sobre a implantação da música nas escolas. Procuro revisar os principais momentos da trajetória nacional do ensino da música, em seus contextos sociais, culturais, políticos e educacionais. Em segundo momento centralizo a pesquisa no estudo especifico da evolução do ensino da música e do piano em São Luís do Maranhão, buscando compreender o ambiente e contexto da sociedade ludovicense quando da acolhida deste instrumento, ainda no início do século XIX, bem como refletir no papel que o mesmo representava no meio social. Prosseguindo, agora na primeira metade do século XX, apresento informações biográficas bem como as formações musicais dos principais pianistas e professores de piano da cidade, numa tentativa de conhecer e registrar dados sobre os que fizeram a história do piano em São Luís, que até 1974 não dispunha de uma instituição pública de ensino instrumental. No último capítulo analiso a Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM), também organizando informações sobre professores de piano e alunos formados, além de levantar algumas discussões sobre a principal instituição formadoras de pianistas em São Luís do Maranhão.
Presidente - 1067249 - JARBAS COUTO E LIMA
Externo à Instituição - JOSE HENRIQUE MARTINS - UFPB