Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE MARINHO MARTINS

DISCENTE: DAYSE MARINHO MARTINS
DATA: 16/12/2013
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público de ensino
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Currículo. Ensino. História do Maranhão
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Pesquisa centrada na análise histórica e documental acerca do percurso de legitimidade e desenvolvimento da disciplina História do Maranhão no currículo da rede pública de ensino. A investigação objetiva analisar como a disciplina de História do Maranhão vem sendo ministrada no sistema estadual de ensino a partir do currículo oficial. Para tanto, se fundamenta nas contribuições dos estudos sobre a Nova História especificamente em História Cultural. Na análise sobre Currículo serão considerados os princípios teórico-metodológicos da Nova Sociologia da Educação através da História das disciplinas escolares de Ivor Goodson e André Chervel que ressalta o aspecto político do currículo bem como o caráter de tradição presente na implantação das disciplinas escolares aproximando o estudo em História da Educação à pesquisa histórica. A pesquisa é qualitativa tendo como método de abordagem, o hipotético-dedutivo e o comparativo como método de procedimento. Nesse sentido, aborda o processo de implantação da disciplina História do Maranhão, as obras didáticas elaboradas para o trabalho com os conteúdos e a caracterização atual na proposta curricular da rede estadual de ensino. O estudo busca identificar a concepção de História que norteou a abordagem e seus desdobramentos na formação do aluno a partir de pressupostos da história local. Assim, contribui para a escrita de uma nova História da Educação Maranhense com base na interpretação do currículo escolar e sua relação com a cultura local.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1194037 - JOSE FERNANDO MANZKE