Banca de DEFESA: MARCELLE PATRICIA LOPES CUNHA

2014-01-20 10:51:32.325

DISCENTE: MARCELLE PATRICIA LOPES CUNHA
DATA: 22/01/2014
LOCAL: Sala de Aula 01 do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade no Centro de Ciências Humanas
TÍTULO: A AVALIAÇÃO FORMATIVANO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: um estudo no curso de graduação em Pedagogia a Distância da UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação formativa. Ambiente virtual de aprendizagem. Educação a distância.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Nesta pesquisa, investiga-se a avaliação da aprendizagem realizada no curso de graduação em Pedagogia a distância da UFMA e a possibilidade de utilização das ferramentas do AVA Moodle, para a realização da avaliação formativa. Para tanto, parte-se de um importante questionamento: Como desenvolver a avaliação formativa, utilizando as ferramentas do AVA Moodle, no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Maranhão? O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a avaliação da aprendizagem realizada no curso de graduação em Pedagogia a distância da UFMA, sob uma perspectiva formativa a partir da utilização dos recursos e ferramentas do AVA Moodle. E como objetivos específicos: analisar as principais teorias atuais sobre a avaliação da aprendizagem na EAD e avaliação formativa; investigar o modo como os professores do curso de Pedagogia a distância da UFMA estão realizando a avaliação da aprendizagem; verificar junto aos alunos do curso as ferramentas do AVA Moodle, que têm sido empregadas em processos de avaliação da aprendizagem; verificar junto aos tutores qual a sua participação no processo de avaliação da aprendizagem; realizar um levantamento das ferramentas disponíveis no AVA Moodle, que possam ser utilizadas na avaliação formativa;e, ainda, sugerir estratégias de utilização das ferramentas do Moodle para a avaliação formativa dos alunos no curso de graduação em Pedagogia a distância da UFMA. A pesquisa se assenta na abordagem qualitativa, sendo, quanto ao tipo, exploratória, e assumindo a forma do estudo de caso. Para alcançar os objetivos pretendidos, foram desenvolvidas as seguintes etapas da pesquisa: levantamento e análise de fontes bibliográficas de teóricos brasileiros e estrangeiros, pesquisa em meios eletrônicos, levantamento documental no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão (NEAD-UFMA), realização de entrevistas semiestruturadas com professores do curso de Pedagogia a distância da UFMA, aplicação de questionários a tutores e alunos do curso e mapeamento do AVA Moodle e de suas ferramentas de aprendizagem.
Externo à Instituição - ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO - UMSP
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR