Banca de DEFESA: TAMARA DA CRUZ OLIVEIRA

DISCENTE: TAMARA DA CRUZ OLIVEIRA
DATA: 30/01/2014
LOCAL: SALA DE AULA 01, do PGCult
TÍTULO: O CURRÍCULO E OS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Delegado de Polícia, Formação, Garantismo Jurídico, Currículo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O objetivo inicial do presente trabalho era analisar o currículo da Academia de Polícia do Maranhão, planejando, a partir de minhas experiência como delegada e professora da instituição, propor melhorias nesse currículo. Sondagens iniciais indicaram, porém, que tal currículo inexiste. Ao mesmo tempo que fazia tais sondagens, iniciei uma pesquisa abrangendo o maior número possível de delegados do Maranhão dela egressos, buscando suas opiniões sobre a mesma. Face à constatação sobre a inexistência do currículo, me vi obrigada a mudar o eixo do trabalho. A opção foi propor um currículo à mesma academia, embasada na minha experiência da atuação policial, nas opiniões dos colegas e na bibliografia disponível. A importância do currículo é que ele constitui um eixo, em qualquer sistema de ensino, que fornece sentido, organização, articulação e hierarquização de conteúdos, determinando os parâmetros exigidos, em termos de aprendizagem, quanto ao aluno egresso. A necessidade da presença de um currículo, nas escolas policiais, atualmente, cresceu de importância, quanto à formação dos quadros policiais, a partir das novas concepções de Direito surgidas mais recentemente e que estão sendo adotadas por muitos países – haja vista a mídia – o chamado “garantismo jurídico”.
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSE ARAUJO - UEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR